Quatro novos diáconos são ordenados para a Diocese de Taubaté

A Diocese de Taubaté se alegra ao celebrar a Ordenação ao Diaconato Transitório de quatro jovens seminaristas, ocorrida no dia 22 de fevereiro de 2025, Festa da Cátedra de São Pedro, na Catedral de São Francisco das Chagas, em Taubaté. Este é um momento de grande significado e celebração para toda a comunidade diocesana, marcando a consagração de novos servos comprometidos com a missão da Igreja e o com o Evangelho de Jesus Cristo.

Os quatro seminaristas:  Adriano Vieira, Renan Matheus, Thiago Camatta Egydio e Wellington Giovane, respondem ao chamado de Deus, assumindo o ministério diaconal com corações cheios de esperança e dedicação. A cerimônia, presidida pelo bispo diocesano Dom Wilson Angotti, simboliza um passo importante na caminhada vocacional desses jovens que, movidos pelo amor a Cristo, colocam suas vidas à disposição do povo de Deus.

Inspirados pela passagem bíblica “Sede Pastores do rebanho de Deus confiado a vos” (1Pd 5,2) Adriano, Renan, Thiago e Wellington são chamados a serem sinais de esperança e serviço nas comunidades onde atuarão.

“É motivo de festa para nós quando temos uma ordenação, quando temos quatro então essa maior é a intensidade dessa nossa alegria. Neste Ano Santo, em que nós somos recordados que somos peregrinos da esperança, temos a graça, em nossa diocese, de ordenar, para a Diocese, cinco diáconos, que serão incardinados na Diocese. Um que foi ordenado no dia 07 de fevereiro, do Instituto Missionários de São José, e quatro hoje […] Então o Ano Santo para nós vem com esses presentes, essas dádivas, esses dons do amor de Deus. Esperamos que possam ser dons valiosos, de serviço a igreja, de evangelização, de doação de vida, de empenho apostólico”, iniciou Dom Wilson sua homilia.

A ordenação diaconal ocorreu na data da Festa da Cátedra de São Pedro. Em sua reflexão sobre essa celebração, Dom Wilson reforçou que a fé nasce pela graça de Deus e com a força de São Pedro:

“Celebrar a Cátedra de São Pedro é celebrar a missão que Pedro recebeu de Jesus, não sozinho, mas como grupo dos Apóstolos, mas ele, em particular, recebeu de Jesus, essa missão de ser a pedra sobre a qual Jesus edifica a Sua Igreja. […] A verdadeira fé, professada pela Igreja, mantida pela Igreja, é fé que brota da ação de Deus na Igreja, não é com esforço humano que nós temos conhecimento da fé em Jesus Cristo, sabemos quem Ele é e proclamamos a sua divindade. É por revelação de Deus, é por graça de Deus que nós temos conhecimento da fé e essa fé é mantida por Pedro, a unidade da Igreja se dá por Pedro”.

Os quatro novos diáconos foram designados a acompanhar e trabalhar a Campanha da Fraternidade 2025, que traz o tema “Fraternidade e Ecologia Integral” e a orientar o povo sobre a instalação de uma termelétrica em Caçapava. Além disso, o Diácono Adriano foi designado para atuar na Paróquia Santíssima Trindade, o Diácono Renan na Paróquia São Luís de Tolosa, em São Luiz do Paraitinga, o Diácono Thiago na Paróquia São Cristóvão, em Pindamonhangaba e o Diácono Wellington para a Paróquia São Vicente de Paulo, em Taubaté.

O diaconato é o primeiro grau de Sacramento da Igreja Católica. O diácono é aquele que ajuda a comunidade a traduzir a liturgia celebrada para a vida cotidiana, ocupando-se, sobretudo, com a necessidade dos mais pobres. Seu ofício se fundamenta a partir do exercício da caridade, no qual ele se esforça para compreender a Palavra e a Liturgia a partir do ministério do serviço.

A Ordenação Diaconal é também um convite a toda diocese para renovar seu compromisso com a oração e o apoio àqueles que, atendendo ao chamado divino, se dedicam à construção do Reino de Deus. Assim, todos são convidados a participar desta celebração, unir-se em oração pelos novos diáconos e a louvar a Deus por esse momento de graça e esperança para a nossa diocese.

Com orações e pedidos de bênçãos, o clero e todo o povo rezaram por Adriano, Renan, Thiago e Wellington Giovane, para que sejam conduzidos pelo Espírito Santo e possam ser testemunhas vivas do amor de Deus, servindo com alegria e fervor cada comunidade por onde passarem.

×