Por uma Missão Compartilhada: participação e exercício da corresponsabilidade na Missão, semear o Evangelho

O Papa Francisco pede orações para que a Igreja “continue apoiando por todos os meios um estilo de vida sinodal, sob o signo da corresponsabilidade, promovendo a participação, a comunhão e a missão compartilhada entre sacerdotes, religiosos e leigos”.

A grande missão da Igreja é anunciar Jesus Cristo através da fé e do testemunho dos cristãos. O mistério da Igreja é a afirmação da atualidade de Jesus Cristo; a sua missão é o anúncio de Jesus Cristo, a proclamação da sua centralidade salvífica.

A fé cristã tem a capacidade de se exprimir em todas as culturas ( processo de enculturação), e assim influenciá-la.

O Evangelho de Mateus 10, 1-10 mostra-nos Jesus escolhendo os apóstolos para expandir a sua missão evangelizadora. O significado da palavra apóstolo é aquele que é enviado. A começar pelos profetas, todo aquele que é chamado a ser discípulo começa por dizer: “ Aqui estou, Senhor, envia-me”.

A evangelização e a enculturação do Evangelho é um processo vital. Cabe à Igreja perscrutar os sinais dos tempos e discernir nas novas situações culturais os novos campos do seu apostolado. Essa evangelização tem uma dimensão pessoal e uma dimensão comunitária. A fé cristã não é uma ideia vaga, é a força do amor, é uma convicção que influencia os comportamentos. A fé é um dom de Deus, que se transmite, recebe, professa e celebra.

É fundamental uma missão evangelizadora audaz e sem receios. Dialogar com a realidade sem medos. Manter um diálogo pastoral sem relativismos, que não negocia a própria identidade cristã, mas que deseja alcançar o coração do próximo, dos outros que são diferentes de nós, e ali semear o Evangelho.

A condição essencial da Igreja na sua missão de evangelizar é despertar os corações. Na sua missão de evangelizar, a Igreja, ao anunciar o Reino de Deus revelado em Jesus Cristo, chama a todos para a missão: sacerdotes, religiosos e leigos.

A busca da Igreja por uma Nova Evangelização é um convite de fazer dom de si, no sacrifício de amor e serviço a Deus e aos irmãos. A Palavra de Deus encarna-se na história dos homens, renovando-a.

A missão da Igreja exige sempre mais o compromisso de todos os sacerdotes, religiosos e leigos. É o desafio de promover em todos os fiéis, o sentido de responsabilidade pessoal pela missão. Estar disponível para as possibilidades que o Espírito Santo abre. É discernir os múltiplos dons que o Espírito Santo concede à Igreja em função da missão evangelizadora. É valorizar a contribuição de todos.

A missão da Igreja exige comunhão e colaboração, encontro e proximidade, misericórdia e solicitude para com o anúncio do Evangelho.

A sinodalidade exige a participação e o exercício da corresponsabilidade em cada comunidade e em toda a vida da Igreja. Intensificar a corresponsabilidade dos batizados, pois na Igreja há lugar para todos, e todos podem encontrar o seu lugar. “Com a força do Espírito, testemunhas de Cristo”.

 

Professor José Pereira da Silva

×