Pastoral do Batismo promoveu curso de capacitação

Durando sete sábados consecutivos, começando no dia 8 de fevereiro, a Equipe Diocesana da Pastoral do Batismo promoveu um curso de capacitação para os seus agentes paroquiais. Os encontros aconteceram em Tremembé e contaram com a parceria da Basílica do Senhor Bom Jesus. O curso destacou os elementos essenciais da iniciação cristã em conformidade com as Diretrizes da Igreja.

Os temas foram apresentados por padres especialistas nos temas apresentados pelo Plano Diocesano e que refletiram sobre as cinco urgências da Evangelização. Pe. Leandro Alves de Souza, Coordenador Diocesano de Pastoral, apresentou o Plano Diocesano de Pastoral. Pe. José Vicente, reitor da Basílica do Senhor Bom Jesus, falou sobre “Igreja em estado permanente de missão”. Pe. Antonio Francisco Lelo tratou do tema “Igreja, casa da Iniciação Cristã”. Pe. Boris Agustin Nef Ulloa abordou a terceira urgência “Igreja lugar de animação bíblica da vida e da pastoral”. Pe. Osmar Cavaca discorreu sobre “Igreja, comunidade de comunidades” e Pe. Gabriel Henrique de Castro sobre “Igreja a serviço da vida plena para todos”.

O curso de capacitação foi encerrado no dia 5 de abril com a celebração do Batizado da pequena Maria Luiza, celebrado pelo Pe. José Vicente. Depois, deu-se a entrega dos certificados e uma confraternização marcou o encerramento das atividades de formação. Participaram do evento cerca de 120 pessoas representando 18 paróquias da diocese.

A Coordenadora Diocesana da Pastoral do Batismo, Rosangela Aparecida de Oliveira, afirmou que o objetivo do curso foi qualificar os agentes da Pastoral do Batismo em conformidade com as diretrizes da CNBB. Daí a reflexão sobre as 5 Urgências para a Evangelização, como são propostas pelas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil.

×