Pastoral da Sobriedade do Regional Sul 1 se reúne para retiro espiritual

Nos dias 21, 22 e 23 de junho a Pastoral da Sobriedade do Regional Sul 1 se reuniu em Campos do Jordão na casa de retiro salesiana Santa Clara para realizar o seu 11º retiro espiritual.

A organização deste retiro espiritual ficou por conta da diocese de São José dos Campos e contou com a colaboração, bem como a participação da diocese de Taubaté através de seus agentes.

O tema do retiro espiritual a ser abordado foi “a sobriedade como um encontro” e o lema “Esperança para os insóbrios pecadores”.

Estiveram presentes aproximadamente 400 agentes da Pastoral da Sobriedade de várias dioceses do Estado de São Paulo que, por sinal, compreende o Regional Sul 1.

Foram várias reflexões baseadas em passagens bíblicas que apresentam o encontro de Jesus com os pecadores que, por sinal, tiveram suas vidas transformadas após o encontro com o Mestre.

Além da presença do casal coordenador Marines e Noel Resende do Regional Sul 1 da Pastoral da Sobriedade, também estava presente a coordenadora nacional: Denise Ferreira.

O assessor eclesiástico do Colegiado de Organismos e Pastorais Sociais (COPS) – Pe. Gabriel Henrique de Castro – também esteve presente em um momento deste encontro e, por sinal, acolheu e saudou em nome do bispo diocesano os participantes.

A missa de encerramento ficou por conta do Padre Pedro Alves dos Santos (pároco emérito da paróquia de Santo Antônio do Pinhal).

É com espírito de gratidão que louvamos a Deus pelo bom êxito deste momento pastoral e, ao mesmo tempo, pedimos as forças necessárias para bem prosseguirmos na missão enquanto acolhida das palavras de Jesus: “Avancem para águas mais profundas”.

Ana Maria Souza Dias Oliveira
Pastoral da Sobriedade – Paróquia Santo Antônio de Lisboa – Taubaté