A Pastoral da Criança da Diocese de Taubaté, realizou no dia 23 de novembro de 2024, a Assembleia Eletiva na Casa Shalom, situada na Av. Shalom, 200, no bairro Jardim Ana Rosa.
A Assembleia foi administrada por Maria Helena Barsanelli Cella, coordenadora estadual da Pastoral da Criança do estado de São Paulo, com a finalidade de indicar a nova coordenação diocesana de Taubaté para o período de três anos, (2025 a 2027).
A Assembleia foi iniciada, com a celebração da Eucaristia presidida pelo Pe. Moacir Francisco Pedrini, assessor da Pastoral da Criança da Diocese de Taubaté, seguida de uma breve reflexão sobre a importância do serviço na Pastoral da Criança e o espírito missionário.
A coordenadora estadual, deu as boas-vindas aos presentes e foi realizada a apresentação de todos os participantes e membros da Pastoral da Criança, entre os quais estavam presentes, Elisabete Sorvillo Alves referencial de gestão estadual da Pastoral da Criança e Fátima Maria Amorim Ferreira do núcleo, também teve a participação do Conselho Econômico da Pastoral da Criança da Diocese de Taubaté.
A coordenadora estadual Maria Helena Barsanelli Cella explicou o Regime Interno da Assembleia Eletiva e, em seguida, foi lido e aprovado pelos presentes junto com a ata do Conselho Econômico da Pastoral da Criança da diocese de Taubaté que também foi lido.
A referencial de gestão estadual Elizabete Sorvillo Alves, explicou para as coordenadoras paroquiais, como deve ser feita a Prestação de Contas das paróquias. Após o almoço, as coordenadoras paroquiais fizeram um breve relato da realidade de suas paroquias, apresentando as suas dificuldades, os desafios e as conquistas feitas ao longo desse ano.
Foram praticamente unânimes em registrar a dificuldade de conseguir novos líderes para a Pastoral da Criança e fazer com que as mães das crianças tenham mais interesse em participar das celebrações da Pastoral da Criança. Constatou-se com tristeza que por falta de líderes, várias paróquias deixaram de ter Pastoral da Criança.
Foram apresentadas as 5 candidatas para concorrer ao cargo de coordenadora diocesana, que deverá ser ratificada pelo Sr. Bispo Diocesano. Cada candidata teve a oportunidade de se apresentar e expor suas propostas e disposição de trabalhar na Pastoral da Criança. Para coordenação diocesana foi indicada a Ângela Maria da Conceição, tendo como suplente Sheila Salgado de Carvalho, também fazem parte da equipe Ivanise Santana de Lima, que vai coordenar a área de capacitação, Kátia Aparecida de Oliveira que vai coordenar a área de gestão da Pastoral da Criança e Cristiane Aparecida Ferreira Pires que é suplente do Conselho Econômico da Pastoral da Criança.
Participaram do processo de indicação da coordenadora diocesana e das demais citadas acima, as 15 coordenadoras paroquiais presentes. As indicadas agradeceram a confiança e se comprometeram a trabalhar com dedicação na Pastoral da Criança.
Registramos com alegria que nosso Bispo diocesano, Dom Wilson Luís Angotti Filho, veio para trazer aos participantes da Assembleia Eletiva uma mensagem de apoio, de encorajamento e de agradecimento a todos os presentes.
Como última atividade da Assembleia Eletiva, foi discutido o Plano de Ação da Pastoral da Criança para o ano de 2025. Pe. Moacir Francisco Pedrini encerrou a Assembleia Eletiva agradecendo a presença de todos e reforçando a importância da unidade e do compromisso no trabalho da Pastoral da Criança, terminando com uma oração e a bênção final.
Equipe Diocesana de Coordenação da Pastoral da Criança