Pastoral Carcerária realiza Retiro Espiritual e Planejamento Anual

No sábado dia 26 de janeiro das 8h até as 12h30 aconteceu no seminário diocesano Cura D’Ars em Taubaté o retiro de início do ano da Pastoral Carcerária.

Neste momento oracional, contamos com a presença do seminarista Julius pertencente a nossa diocese que bem desenvolveu as duas seguintes temáticas: “A mística da Pastoral Carcerária” e a “santidade no mundo atual” (Gaudete et Exsultate), sendo esta última a mais recente exortação apostólica do Papa Francisco.

Após as reflexões (feitas em períodos separados) foi celebrada a santa missa de encerramento do retiro na capela do seminário Cura D’Ars, tendo a presidência do Padre Gabriel Henrique de Castro (assessor diocesano da Pastoral Carcerária).

Em seguida, todos se dirigiram ao pátio da Igreja Matriz da Paróquia Santo Antônio de Lisboa para o momento do almoço e interação entre os participantes.

Após o almoço, os membros da Pastoral Carcerária se dirigiram para o salão paroquial e assim realizarem o momento de planejamento dos trabalhos deste ano de 2019 tendo como base as três diretrizes diocesanas (Missionariamente, ir às famílias e proporcionar formação bíblica e doutrinal; Acolher as famílias e transmitir-lhes os valores do Evangelho; Favorecer a experiência de encontro com Jesus em vista do discipulado).

Em três grupos, os membros da Pastoral Carcerária puderam expor suas ideias e colaborar para a elaboração do nosso novo plano de pastoral.

Depois de apresentadas estas ideias em plenário, foram dados alguns recados pelo novo coordenador diocesano da Pastoral Carcerária – Fabrício Augusto Simões Martins – e em seguida deu-se por encerrado as nossas atividades.

Agradecemos a Deus por este momento de graça, Seminário Cura D’Ars e Paróquia Santo Antônio de Lisboa pela acolhida e apoio, bem como ao nosso Secretariado Diocesano de Pastoral.

Gratidão também ao seminarista Julius por conduzir as reflexões do nosso retiro.

Expressamos a todos os nossos agradecimentos e orações para que, juntos, em comunhão avancemos na missão!

Padre Gabriel Henrique de Castro – Assessor da Pastoral Carcerária