Paróquia São Sebastião recebe visita pastoral de Dom Wilson

A paróquia São Sebastião, em Taubaté, recebeu a visita pastoral do bispo Diocesano, Dom Wilson Angoti, de 07 a 10 de dezembro de 2023.

Os dias da visita foram marcados por encontros, reuniões e celebrações com o bispo e os fiéis da paróquia.

A visita começou na quinta-feira, 07 de dezembro, recepcionado pelo pároco, Padre Rodrigo Natal, o Bispo chegou na Matriz paroquial por volta das 19h e em seguida presidiu a Santa Missa com adoração ao Santíssimo.

Na sexta-feira, 08 de dezembro de 2023, Dom Wilson percorreu o território paroquial, visitou e deu a bênção à Unidade de Saúde – UPA SANTA HELENA e à Creche Municipal Antônio de Freitas Malaman, o Bispo esteve também nas comunidades Nossa Senhora Aparecida e São Roque. A tarde, na matiz paroquial, Dom Wilson celebrou a Santa Missa da Solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora  e deu a bênção aos enfermos. A noite foi a vez dos catequistas escutarem as palavras do Bispo para a missão que realizam na paróquia.

No Sábado, 09 de dezembro, no período da manhã, Dom Wilson se encontrou com os catequizandos e os pais da fase da Eucaristia, em seguida com os catequizandos e também os pais da fase da Crisma.

Dom Wilson presidiu, na tarde de sábado, a Assembleia Extraordinária de Pastoral com os agentes de todas as pastorais da paróquia, e a noite conversou com as lideranças jovens.

Na manhã de domingo, 10 de dezembro, o compromisso da visita pastoral foi uma reunião com os membros do Conselho Administrativo e Econômico Paroquial (CAEP), Dom Wilson e o Pároco conversaram com as pessoas que colaboram com o trabalho administrativo da paróquia.

Dom Wilson, no período da tarde de domingo, dedicou um momento da visita aos agentes da Pastoral Familiar, motivando a Evangelização das famílias.

A visita pastoral terminou na noite de domingo com a Santa Missa pelas famílias.

Em 2023, Dom Wilson visitou 11 paróquias em continuidade às visitas iniciadas em 2022. Para o ano de 2024 mais 11 paróquias já estão com as visitas pastorais agendadas.

A visita pastoral é exercício da função episcopal prevista e mesmo determinada pelo Código de Direito Canônico. Esse é um costume na Igreja desde os tempos apostólicos quando os apóstolos passavam pelas várias comunidades fundadas confirmando os irmãos na fé. A visita tem por objetivo levar o bispo a ter um contato mais próximo com os padres e com o povo e para conhecer a realidade pastoral de cada paróquia.