No dia 4 de fevereiro de 2025, foi realizada na Paróquia Nossa Senhora Aparecida uma formação para a Forania Bom Jesus, abordando o tema da Campanha da Fraternidade de 2025: “Fraternidade e Ecologia Integral”, cujo lema é “Deus viu que tudo era muito bom” (Gn 1,31).
O evento foi marcado pela recepção do vigário forâneo, Padre Alan Rudz, e contou com a participação ativa das paróquias que integram a forania Bom Jesus: Paróquia Nossa Senhora Aparecida (responsável pela organização local), Paróquia São José (animação), Paróquia Espírito Santo (acolhida), Paróquia Bom Jesus de Tremembé (distribuição de lembrancinhas), Paróquia Sagrado Coração de Jesus (responsável pelas fotos) e Paróquia Santíssima Trindade, responsável por redigir esta pequena reportagem.
A reflexão foi conduzida por Padre Marciano Inácio, coordenador diocesano da Campanha da Fraternidade, e por Maria Aparecida, secretária da campanha na diocese. Durante o momento, foi contextualizada a importância histórica dos 61 anos da Campanha da Fraternidade, destacando seu impacto tanto para toda a Igreja no Brasil quanto para a sociedade, que é afetada por diversas realidades refletidas nos temas escolhidos pela CNBB.
O objetivo da formação foi levar todos os agentes de pastorais presentes na forania a refletir sobre o tema proposto para o tempo quaresmal de 2025 e incentivá-los a uma conversão ecológica efetiva.
Mais uma vez, a temática ambiental foi abordada, convidando-nos a conectar nossa fé cristã à responsabilidade socioambiental. Somos lembrados de que fomos criados à imagem e semelhança de Deus, com o dever de cuidar com dignidade de todas as realidades criadas por Ele.
A metodologia da formação foi dividida em quatro etapas: VER, JULGAR, ILUMINAR e AGIR, com o propósito de formar pessoas e comunidades de fé, sempre zelando pela nossa casa comum.
O momento de grande aprendizado foi encerrado com as palavras do vigário da forania e com a benção do Pároco local Côn. Joaquim Vicente dos Santos.
Willer Gallo Neto – Paróquia Santíssima Trindade
