O que é a Pastoral da Educação?

A Pastoral da Educação é a ação da Igreja no campo específico do mundo da educação.

QUAL O OBJETIVO DA PASTORAL DA EDUCAÇÃO?

A Pastoral da Educação, segundo o Documento da CNBB “Pastoral da Educação – Reflexão e Organização” pretende ser:

a)     A presença evangelizadora da Igreja no mundo da educação, possibilitando, por meio de processos pedagógicos, dinâmicos e criativos, o encontro das pessoas com valores do Reino de Deus.

b)    Uma reflexão-ação conjunta que questiona criticamente, à luz dos valores evangélicos, a educação em si, os processos educativos e as estruturas das instituições e movimentos de educação, bem como a vida e a ação dos educadores, pais, professores, formadores de opinião, os meios impressos, visuais, audiovisuais e outros, que influenciam direta e indiretamente a formação humana.

c)     Um serviço estruturado, inclusive, para desenvolver ações específicas com educadores católicos, testemunhas da fé nas escolas de todos os tipos, de modo especial nas escolas públicas, onde se encontra a maioria da população escolar pobre, alvo especial da missão evangélico-libertadora da Igreja.

DE QUEM FOI A INICIATIVA PARA PROMOVER ESTA PASTORAL?

Acredito que a iniciativa tenha partido do Bispo e foi coordenada pelo Coordenador Diocesano de Pastoral. O trabalho teve início no ano de 1996 com encontros para reflexão sobre a atuação do educador cristão no mundo da educação. A CF 98, que trabalhou o tema Fraternidade e Educação, contribuiu para o fortalecimento do grupo que contava com professores de Taubaté, Pindamonhangaba e Caçapava. A organização da Pastoral contava com dois núcleos um em Taubaté e outro em Pindamonhangaba. Este último é o que permanece atuando.

COMO FAZER PARA PARTICIPAR?

Como não existe uma Coordenação Diocesana da Pastoral da Educação, apenas a equipe do Decanato de Pindamonhangaba o contato poderia ser conosco (Paróquia Nossa Senhora da Assunção).