Natal: manifestação do mistério de Cristo e do mistério do homem

O Natal é manifestação do mistério de Cristo.A necessidade de salvação nos estimula a abrir-nos a um conhecimento mais pleno da pessoa de Jesus: a sua mensagem,a sua palavra,as suas ações,o seu modo de se situar diante da vida.

O Natal coloca a cada um a pergunta dirigida por Jesus aos apóstolos: “No dizer do povo,quem é o Filho do Homem (…) E vós quem dizeis que eu sou “.Cada cristão deveria confessar de maneira convicta e com alegria: “(…) Tu és o Cristo,o Filho de Deus vivo!”(Mt 16,16).
O Natal é revelação do mistério do homem.Como afirma o Vaticano II(1962-1965) na Constituição pastoral sobre a Igreja no mundo contemporâneo,” na realidade,só no mistério do Verbo encarnado se esclarece verdadeiramente o mistério do homem”(GS,n.22).

O Natal é memória atualizada do acontecimento da salvação para quem acolheu e conheceu Cristo;é,por isso,uma história que continua,porque,Cristo quer renascer hoje nas nossas casas,no nosso coração,na nossa vida.Como expressou São Máximo o Confessor: “O Verbo de Deus(…) deseja ardentemente nascer segundo o Espírito naqueles que o querem e tornar-se menino que cresce com o crescer das suas virtudes”.

Escreveu São Bernardo de Claraval: “…Quando veio a plenitude dos tempos,veio também a plenitude da divindade (…) .Grande certamente é a bondade de Deus e certamente uma grande prova de bondade ele deu unindo a divindade com a humanidade”(Discurso 1 para a Epifania,1-2).
Jesus é a plenitude do amor e da revelação de Deus,é portador de novidade absoluta: “De sua plenitude todos nós recebemos graça sobre graça”.Trata-se do amor que dá a vida,como ele a deu(Jo 13,1;15,13).Corresponder ao seu amor é fazer o que ele fez,ou seja,amar sem limites.
Deus se fez gente como nós para revelar o amor fiel que tem para conosco.Somos convidados a nos alegrar,pois,o Filho de Deus,assume radicalmente o humano.Jesus é o ponto de encontro da humanidade com Deus.

Deus se humilha,para que possamos nos aproximar dele e nos deixa convencer de como e quanto ele nos ama.O acontecimento mais sublime da história da humanidade realiza-se com extrema simplicidade.
Jesus nasceu como luz,derramando luz,chamando na luz,uma luz que deve apagar as nossas mesquinhas luzes e certezas de nada.
Deus tirou todos os véus que impediam sua comunicação com a humanidade,falando-nos por meio do seu Filho Jesus.E à medida que ó formos novos Cristos,também nossa ‘carne’(nossa vida e história) será uma palavra de Deus para nossos irmãos e irmãs,e mostrará ao mundo o verdadeiro rosto de Deus: um rosto de amor.
“Por ele(Cristo),realiza-se hoje o maravilhoso encontro que nos dá vida nova em plenitude.No momento em que ele assume nossa fraqueza,a natureza humana recebe uma incomparável dignidade: ao tornar-se ele um de nós,nós nos tornamos eternos”(Prefácio do Natal III).

Com a encarnação do Filho de Deus a esperança é renovada.É possível um mundo de paz,justiça,amor e fraternidade.Com a encarnação,Jesus uniu todas as pessoas.Deus se fez solidário com todos.Emerge a vida,alegria e encontro.Todo o cosmo é atingido pelo mistério da encarnação.O Verbo entrou na história,recriando todas as coisas.
O Natal requer de cada um o empenho por uma solidariedade concreta,feita de obras e de sinais visíveis.De fato a descoberta do dom de Deus nos leva a uma humilde valorização dos dons que cada um recebeu também para os outros; é o convite a sair de nós mesmos para a superação do próprio egoísmo,do desinteressa pelos outros.
O Natal é convite à alegria.No dia do nascimento de Jesus,o anjo revela aos pastores: “Não temais,eis que vos anuncio uma boa nova que será alegria para todo o povo: hoje vos nasceu na cidade de Davi um Salvador,que é o Cristo Senhor”(Lc 2,10-11).A alegria natalina exprime confiança na história porque ela foi atravessada pela salvação.
Como lembra-nos a liturgia devemos “ser interiormente renovados à imagem do Filho de Deus que se manifestou na nossa carne mortal”.O Natal é a festa do homem novo,do homem que renasce e é renovado,que pode ser filho e herdeiro de Deus e,portanto,partícipe do seu futuro.

Prof. José Pereira da Silva

×