Missão 2024: Nem Só de Pão vive o Homem

A perspectiva missionária da Igreja não é nova para ninguém, afinal, sem ela o cristianismo não chegaria ao que é hoje. Muito mais que uma tarefa de expansão, é o próprio Cristo Jesus quem nos enviou como discípulos seus (Lc 10, 1-16) para pregar o evangelho a toda criatura (Mc 16, 15), ensinando-os a observar tudo o que Ele mesmo ordenou, na promessa de estar conosco todos os dias até o final dos tempos (Mt 28, 20). É por isso que nós, seminaristas da Diocese de Taubaté, obedientes à Palavra de Cristo e da Igreja, realizamos, na semana de 28 de julho, nossa Missão de Férias em Santo Antônio do Pinhal.

O tema proposto, “Eucaristia e Oração: Nem só de pão vive o Homem” (Lc 4, 4), elucida nosso objetivo: promover uma ação evangelizadora intensiva no período das missões junto às comunidades que compõem a paróquia de Santo Antônio do Pinhal, visando a formação doutrinal sobre a Eucaristia e a Oração para revigorar a vida paroquial. Para tanto, é claro, não bastariam nossa disposição e nosso compromisso, mas também desse mesmo empenho por parte de toda uma equipe organizada pela própria paróquia, na pessoa do Pároco Pe. Celso Longo, a quem muito agradecemos por todo o suporte e dedicação para a realização desse evento.

Após a abertura dos trabalhos com a Missa Dominical e benção do pe. Celso, munidos do Espírito do Senhor, que nos escolhe e nos envia (Is 61, 1); da Palavra de Deus, que nos guia e orienta; e de bastante água benta, cada seminarista foi direcionado a um diferente bairro da Paróquia e acolhido por algum generoso paroquiano, a fim de visitar, pela manhã e pela tarde, de segunda à quarta, as casas selecionadas pela equipe paroquial, anunciando o Reino e abençoando os lares daqueles que, fiéis a Jesus, diariamente lutam contra o pecado e o mal, para que continuem perseverantes nas tribulações, e assíduos na Oração (Rm 12, 12). Além das famílias, também os enfermos foram visitados, e os seminaristas, acompanhados de um Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão Eucarística, puderam levar o próprio Cristo Sacramentado àqueles que já não conseguem o buscar sozinho. Cada dia, por fim, se encerrava com um momento celebrativo nas capelas dos bairros visitados, a fim de render graças a Deus pelas sementes lançadas naquele dia (Mc 4, 26).

Particularmente, após visitar mais de 50 casas, eu posso dizer que foram momentos muito oportunos à nossa formação, tendo em vista nosso compromisso de realmente pastorear, cuidar do rebanho do Senhor. Sei que ainda não somos padres, mas são essas oportunidades que nos permitem perseverar e continuar sonhando com o ministério, na certeza de que estamos realizando a vontade de Deus com nosso sim à Vocação sacerdotal, à Igreja, e ao próprio Jesus, Caminho, Verdade e Vida (Jo 14, 6).

A missão encerrou no dia 1 de agosto, quinta-feira, com atendimentos de confissão e adoração ao Santíssimo na Matriz e na Comunidade José da Rosa, com a presença de nossos reitores Pe. Marcelo Henrique e Pe. Luiz Gustavo; além da participação dos seminaristas do 4° ano da Configuração (teologia) no programa da Rádio da cidade. Encerramos oficialmente os trabalhos na Missa da noite, com adoração e bênção do Santíssimo Sacramento, pois nem só de pão vive o homem (Lc 4, 4). Deus abençoe a todos que colaboraram para que esses momentos tão especiais para nossa formação e para a comunidade acontecessem. Em nome de nossa comunidade formativa do Seminário Santo Antônio, nossos agradecimentos a todas as pessoas que nos receberam, à coordenação de pastorais da paróquia, pe. Celso, ministros que nos acompanharam, nossa gratidão! Deus lhes pague!

Seminarista Kauan Furtado Cunha