Missa do padroeiro da Diocese de Taubaté e Promulgação do Diretório dos Sacramentos de Cura (Penitência e Unção dos Enfermos) e do Diretório Formativo do Seminário

Realizou-se no dia 03 de Outubro, na Igreja Catedral São Francisco das Chagas, vésperas do dia de São Francisco das Chagas, patrono Diocesano, Solene Celebração Eucarística presidida pelo Bispo Diocesano Dom Wilson Angotti, concelebrada por representantes do clero de Taubaté e participada por fiéis, tanto presencialmente como online, por meio das redes sociais.

Reunidos em prece pela Diocese de Taubaté, Dom Wilson Angotti destacou, refletindo os textos bíblicos, a importância de sermos humildes diante de Deus: “Quando o que fala mais alto somos nós mesmos, as nossas capacidades, o nosso desejo de fazer, para sermos reconhecidos por aquilo que fazemos, Deus não tem lugar, Deus não tem espaço”, afirmou.

Considerou que somente quando se abre a vida para Deus é que se experimenta Seu agir na existência, e assim se vislumbra o mérito de Deus e sua graça.

A ação da Igreja não pode fundamentar-se nas forças dos homens, confiando a evangelização somente aos esquemas pastorais e centrada no eu, é sempre necessário a graça de Deus para fecundar a ação eclesial.

Informando sobre a assinatura da nova Encíclica do Papa Francisco, com o título “Fratelli Tutti” (Todos irmãos), na Basílica Inferior de Assis, onde São Francisco está sepultado, considerou que o documento é um convite a superar a centralização do “eu”, o egoísmo, para no amor eleger Deus e os irmãos como o centro da existência. E desse modo, vivenciar a fraternidade e a amizade social, condições fundamentais para a construção de uma nova sociedade.

Em conclusão, Dom Wilson Angotti sublinhou que São Francisco foi um grande exemplo de cristão, que soube colocar Deus no centro de sua vida e viver fraternalmente com os irmãos e com toda a criação, sendo nas mãos de Deus, “um instrumento de sua paz”.

Promulgação do Diretório dos Sacramentos

Na mesma celebração Eucarística foi promulgado os Diretórios dos Sacramentos da Cura (Penitência e Unção dos Enfermos), que se somam aos Diretórios da Iniciação Cristã e do Matrimônio, anteriormente promulgados na Diocese. Os novos Diretórios da Penitência e da Unção dos Enfermos são frutos dos esforços compartilhados entre membros do Clero e do Bispo Diocesano, visando convergir sempre mais a unidade diocesana, no zelo litúrgico e no respeito à natureza e dignidade dos sacramentos.

Apresentação do Plano Formativo Inicial do Seminário

Além dos novos Diretórios promulgados, Dom Wilson apresentou o novo plano formativo para a formação presbiteral, referência para a promoção e o acompanhamento do bom desenvolvimento das vocações sacerdotais. Que foi promulgado no dia seguinte, dia 04 de outubro em celebração eucarística do dia de São Francisco contando com a presença do seminário e seus reitores.

Desse modo, se completam a reflexão, normatizações e parâmetros para os sete sacramentos da Igreja na Diocese.

Confira trechos da celebração através do link abaixo:

Santa Missa Solene

SOLENE MISSA PELA DIOCESEMomentos da Missa Solene pela Diocese de Taubaté, na qual Sr. Bispo Dom Wilson Angotti promulgou o Diretório para os sacramentos da Unção dos Enfermos e Penitência. #novena

Publicado por Catedral São Francisco das Chagas de Taubaté em Sábado, 3 de outubro de 2020

Créditos fotográficos:

– Taubaté Católico