Mensagem do Papa Francisco para o dia dos avós destaca a importância de transmitir as memórias aos mais jovens

A mensagem do Papa Francisco para o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos desse ano foi divulgada na terça-feira, 22 de junho, com o tema “Eu estou contigo todos os dias”.

O Dia Mundial dos Avós e dos Idosos será celebrado no quarto domingo de julho, dia 25, próximo à festa de São Joaquim e Sant’Ana , avós de Jesus, em sua mensagem, a partir do Evangelho de Mateus, o Papa destaca o papel dos idosos na transmissão das memórias, experiências e sonhos às gerações mais jovens.

“No Evangelho de Mateus, Jesus diz aos Apóstolos: «Ide, pois, fazei discípulos de todos os povos, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a cumprir tudo quanto vos tenho mandado» (28, 19-20). Estas palavras são dirigidas também a nós, hoje, e ajudam-nos a entender melhor que a nossa vocação é salvaguardar as raízes, transmitir a fé aos jovens e cuidar dos pequeninos. Atenção! Qual é a nossa vocação hoje, na nossa idade? Salvaguardar as raízes, transmitir a fé aos jovens e cuidar dos pequeninos. Não vos esqueçais disto”, enfatizou.

Santo Padre reforçou que as gerações estão entrelaçadas e que juntas poderão construir um futuro melhor .

“Uma vez o profeta Joel pronunciou esta promessa: «Os vossos anciãos terão sonhos e os jovens terão visões» (3, 1). O futuro do mundo está nesta aliança entre os jovens e os idosos. Quem, senão os jovens, pode agarrar os sonhos dos idosos e levá-los por diante? Mas, para isso, é necessário continuar a sonhar: nos nossos sonhos de justiça, de paz, de solidariedade reside a possibilidade de os nossos jovens terem novas visões e, juntos, construirmos o futuro”, escreveu.

A Mensagem completa do Papa Francisco para o Dia Mundial dos Avós e dos Idosos você confere clicando aqui.

×