Mensagem de Dom Wilson para a Semana Santa e Páscoa

O bispo diocesano Dom Wilson Luís Angotti Filho em sua mensagem para a Semana Santa e Páscoa lamenta que esse momento importante para a vivência da fé seja de distanciamento e sem a presença dos fiéis nas igrejas, mas pede que todos participem acompanhando pelos canais digitais e que todos estejam em comunhão cuidando uns dos outros.

Confira a mensagem na íntegra:

AMADOS DIOCESANOS

“Com o Domingo de Ramos, nós iniciamos a Semana Santa. Nesses dias, ao celebramos a paixão, morte e ressurreição do Senhor, vivenciamos as principais celebrações da liturgia Cristã. Infelizmente, por mais este ano, estas celebrações ocorrerão sem a presença dos fiéis em nossas igrejas. Tal situação nos causa grande pesar, tanto a nós, ministros ordenados, quanto aos fiéis cristãos. Entretanto, reconhecemos que a gravidade da situação exige medidas para conter a propagação do vírus. Chegamos a isso porque a pandemia foi minimizada e medidas sanitárias urgentes e necessárias não foram colocadas em prática a seu tempo. O preço da inconsequência de alguns, ontem e hoje, recai sobre todos nós.

Ao celebrarmos o Mistério o Pascal, ou seja, o mistério da morte e ressurreição do Senhor, avivemos a nossa fé e o nosso propósito de, como discípulos, renunciar a nós mesmos e assumir a cruz de cada dia, a exemplo de Nosso Senhor com inabalável confiança, pois sabemos em quem depositamos a nossa esperança (cf. 2Tm. 1,12). O caminho de Jesus e, consequentemente, o de cada cristão, passa pela cruz para chegar à glória da ressurreição. Hoje passamos por tempos de insegurança, apreensão, sofrimento e morte. Muitas mortes! Porém, unidos ao Senhor, somos fortalecidos na certeza que nos vem da fé e, pela graça do Ressuscitado, podemos ter a firme esperança de que superaremos o mal e a morte e veremos a vida renovar-se.

Nós, bispos e padres, especialmente em nossas celebrações nesses dias da Semana Santa, teremos conosco, em nossa lembrança e em nosso coração  a cada um de vocês, amados irmãos de nossas comunidades. Estaremos unidos, rezaremos também por suas famílias, por suas intenções para superarmos logo esses tempos tão desafiadores. Acompanhe as celebrações de suas paróquias,  transmitidas pela mídias sociais. Reúnam os membros da família para rezarem juntos, meditando e aprofundando os mistérios de nossa salvação. Rezemos uns pelos outros. Cuidemos uns dos outros. Socorramos aos mais necessitados. Permaneçamos firmes na fé.

Saúdo a todos, e a cada um desejando que o Cristo Ressuscitado seja a nossa força e razão da nossa esperança. Que Deus abençoe a todos! Feliz e Santa Páscoa!