Aconteceu no último sábado dia 01 de fevereiro, na Catedral São Francisco das Chagas a missa do Jubileu e Envio dos Catequistas, que contou com a participação de 1100 catequistas de toda Diocese de Taubaté, um verdadeiro chamado à esperança e transformação. A celebração foi presidida pelo Sr. Bispo Dom Wilson Angotti e pelo Padre Fabio Modesto, Assessor Diocesano da Catequese.
Os catequistas foram recebidos e acolhidos pelo Padre Roger Matheus com músicas e momentos de oração, criando um ambiente de alegria e comunhão entre os catequistas.
Antes da celebração da santa missa, Dom Wilson fez uma breve catequese sobre o Ano Santo de 2025, Ano Jubilar; o que representa para nós católicos esse Ano Jubilar; um momento de sensibilidade pastoral, um chamado para que a fé se reinvente, abrace os desafios do mundo moderno e, ao mesmo tempo, preserve a essência que há séculos inspira corações e transforma vidas, permitindo-nos a viver uma experiência única, onde cada ensinamento é uma semente de esperança e cada momento uma oportunidade para encontrar o divino na nossa jornada diária.
Salientou a importância de se levar esperança e principalmente à mudança de nossas atitudes. D. Wilson pediu aos catequistas que incentivem as famílias dos catequizandos para bem viverem o Ano Santo de 2025, a colocarem em prática o Projeto Pastoral Diocesano- Família em Oração no Ano Santo, projeto este com textos Bíblicos para oração semanal, onde as famílias poderão refletir e rezar sobre o tema da esperança.
A celebração aconteceu num ambiente repleto de esperança e fé, onde cada olhar e cada gesto carregava a certeza de que juntos podemos fazer a diferença. A celebração não foi apenas um encontro de pessoas, mas sim uma convocação para viver e transmitir os valores que sustentam uma comunidade catequética comprometida com o amor, a paz e a justiça.
Os catequistas presentes saíram com os sentimentos renovados, como se uma nova chama tivesse sido acessa, prontos para iluminar não apenas o próprio caminho, mas também iluminar o caminho de todas as pessoas ao seu redor. Um momento muito bonito que nos faz refletir que, em meio a tantos desafios, a fé e o compromisso coletivo podem criar um cenário de esperança contagiante abrindo portas para um 2025 repleto de esperança.
Ao final da celebração, Dom Wilson fez uma oração especial para envio dos catequistas, dando abertura ao ano catequético, momento marcado por muita emoção, onde os catequistas se sentiram motivados e valorizados, retornando para suas Paróquias conscientes da responsabilidade de sua Missão.
Que o Espírito Santo ilumine a todos os catequistas, para que possam tocar e abrasar os corações dos catequizandos e de seus familiares, para que possam desfrutar da graça deste Ano Jubilar.