Formação Diocesana da Juventude 2020

“O pouco com Deus é muito”

No último dia 16/08 (domingo) nós do Setor Juventude da Diocese de Taubaté realizamos a Formação Diocesana da Juventude, foi a primeira vez que fizemos a formação 100% on-line e um curto período de 2 horas. Sim! curto período! pois normalmente a formação acontece em formato presencial uma vez por ano durante o dia inteiro, mas com a atual situação da Pandemia tivemos que adaptá-la. O mais incrível foi que mesmo com o curto espaço de tempo não perdemos a qualidade teórica e prática do nosso encontro. Realmente podemos afirmar: “O pouco com Deus é muito”, ele nos surpreendeu.

O tema deste ano foi: “Coragem! Levanta-te, ele te chama! (Cf Mc 10,19). Tivemos como convidados especiais para abordar o tema a psicóloga Fernanda Monteiro que acompanha jovens tanto em seu consultório psicológico como também nas atividades que realiza na paróquia São José Operário, em Taubaté, e no Ministério para crianças e adolescentes da RCC. E também o Padre Marcelo Henrique reitor do seminário Diocesano Cura D’ars. Foi uma tarde de bate-papo leve e descontraído com os convidados presenciais e virtuais, entre os temas abordados falamos sobre a perseverança, a importância do jovem para Deus e para igreja, os benefícios da psicologia para o autoconhecimento e o amadurecimento da fé, os benefícios e os prejuízos das redes sociais, e também assuntos que estão sempre em alta na juventude como sexualidade e afetividade, vocação, etc. Durante toda a formação abrimos espaços para os comentários e as perguntas dos jovens que estavam on-line e também realizamos sorteios de livros. Foi uma troca de experiência maravilhosa, os convidados foram dinâmicos e práticos nos assuntos abordados e ainda tivemos momentos especiais de música e oração. Outro convidado muito especial em nosso encontro foi o Bispo Diocesano Dom Wilson que no início da formação compareceu deixando palavras evangelizadoras. Contamos também com a benção final do nosso Assessor Diocesano da Juventude, o Padre Cipriano Oliveira, que acompanhou todo o desenvolvimento da nossa formação.

Esta transmissão só foi possível graças a Rede Maria de Evangelização que nos ofereceu toda a sua estrutura para que pudéssemos fazer o evento. Nossa gratidão ao Padre Marlon Múcio e a toda a equipe técnica que nos acolheu com carinho. E claro! Nossa gratidão a Deus que nos deu essa abençoada oportunidade de crescimento espiritual e humano! Aos que não assistiram, ainda dá tempo, a formação está gravada nos canais da Rede Maria de Evangelização.

Ao jovem fica o recado, Deus e a igreja o ama, e sempre terá uma resposta para a sua vida. E a você jovem cabe a coragem e a ousadia de conhecer profundamente a pessoa de Jesus Cristo e a sua igreja. Participe das paroquias e dos grupos de jovens existentes nelas! Você será muito beneficiado! Em breve o Setor Juventude da Diocese realizará outros eventos, fique ligado em nossas redes sociais! Até mais!

Fábio Henrique (Coordenador do Setor Juventude da Diocese).

Deseja rever a formação? Não assistiu e deseja ter a oportunidade? Segue o link abaixo para assistir à formação: