Festejando Santo Antônio, o santo querido pelo nosso povo

O dia 13 de junho é para os cristãos uma data de oportuna celebração. A devoção a Santo Antônio, tão querido pelo nosso povo, nos reúne, nas diversas capelas e Igrejas de nossa região, para um encontro com Deus. Em sua infinita bondade, o Senhor nos concedeu Santo Antônio como modelo de vida cristã, fazendo deste ilustre homem um educador e guia de nossa fé.

Na Catedral Diocesana de Taubaté, dedicada a São Francisco das Chagas, santo contemporâneo a Santo Antônio, na tarde do dia 13, Dom Wilson Luís, bispo da Diocese de Taubaté, presidiu a Santa Missa. Nesta celebração o Seminário Diocesano, cujo padroeiro é Santo Antônio, se fez presente. A celebração contou com duas principais intenções: festejar o estimado santo e render graças ao Senhor pelos 7 anos de pastoreio do nosso bispo, Dom Wilson Luís, que, estando à frente de nossa Diocese, tem a missão de conduzir o rebanho que lhe foi confiado, através dos ensinamentos da fé e pelo exemplo de vida cristã.

Recordamos o dia 13 de junho de 2015, dia em que a Diocese de Taubaté recebia o seu 7º pastor. Passados esses anos, vemos os grandes feitos do Senhor em nosso meio. A condução de um rebanho, como bem sabemos, exige de seu pastor dedicação e zelo, proximidade e comprometimento; não admite mediocridade e desleixo, indiferença e egoísmo. Assim, neste dia festivo, a Palavra de Deus vem ao nosso encontro e nos inquieta: “O que podemos dar a mais?”

Padre Marcelo Henrique, reitor da etapa do discipulado do Seminário de nossa Diocese, ao discorrer a homilia nesse dia de festa, fez a seguinte indagação: “Qual é nosso caminho de Francisco?” Santo Antônio, mesmo já sendo um bom cristão, dedicado aos estudos e à oração, através de São Francisco de Assis encontrou um novo meio para servir. Não se contentou em ser bom. Buscou se entregar ainda mais. Como podemos, também nós, mesmo que já vivamos um “bom cristianismo”, nos doar com maior intensidade?

Peçamos a Santo Antônio sua intercessão: pelo nosso bispo, Dom Wilson Luís, a fim de que exerça com dedicação e amor o pastoreio de nossa Diocese; pelo nosso seminário, para que forme grandes homens, zelosos no serviço ao povo santo; e por todos os nossos féis, de modo que, ao celebrar este estimado santo, possam seguir seu exemplo e encontrar novos caminhos de entrega.  Festejar Santo Antônio é momento oportuno de reflexão e discernimento. Não tenhamos medo de dar passos no seguimento a Cristo. Eis o que nos ensina este grande santo com seu exemplo de vida!

Seminarista José Carlos – 1º Ano da teologia
Fotos: Arquivo Seminário