No dia 04 de agosto de 2024, a pastoral vocacional diocesana promoveu no Seminário Diocesano Santo Antônio o encontro “Despertar Vocacional” para mais de 30 jovens, entre meninos e meninas, de nossa Diocese de Taubaté. Com um cronograma repleto de atividades espirituais e dinâmicas, o evento foi uma verdadeira oportunidade para os jovens aprofundarem seu discernimento vocacional e fortalecerem sua fé.
A dinâmica da programação proporcionou aos jovens momentos de animação, conferência, oração e partilhas de vida. A conferência foi conduzida pelo Juninho, da paróquia São José de Tremembé – coordenador da catequese paroquial, catequista, pai de família e liderança jovem da comunidade. O objetivo dessa fala foi sobre tratar sobre a vocação laical, a vida em família e a importância do engajamento dos jovens na comunidade paroquial.
O encontro proporcionou também uma “roda vocacional” com a presença do Padre Rafael, coordenador da Pastoral Vocacional Diocesana; Irmã Elizabete da congregação das filhas de Nossa Senhora das Graças (Irmãs do Padre Vita); as irmãs Elza e Flávia das “Irmãs da providência” (Lar Santa Verônica); Irmã Márcia das “Missionárias do Coração de Jesus Crucificado”; o casal Anderson e Polyana da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Taubaté; e um casal de namorados Adrielle e Marcos, da Pastoral Vocacional. Esse momento ofereceu reflexões profundas sobre o chamado de Deus e a resposta de cada um a esse chamado. Foi uma ocasião especial para os jovens conhecerem mais de perto a vida religiosa e os diversos caminhos que podem seguir dentro da Igreja.
Uma das características mais marcantes do encontro foi a divisão de momentos específicos para cada gênero. Moças e rapazes tiveram a oportunidade de compartilhar suas experiências e reflexões em grupos separados, permitindo um espaço mais íntimo e direcionado para discussões e orientações vocacionais. Essa dinâmica foi essencial para que cada jovem pudesse se abrir e explorar suas dúvidas e aspirações de maneira mais personalizada.
O “Despertar Vocacional” realizado no Seminário Diocesano Santo Antônio foi, sem dúvida, uma experiência transformadora para todos os jovens que participaram. Que esse evento frutifique em muitas vocações e continue a inspirar a juventude de nossa Diocese de Taubaté.
Renan C. S. Matheus – Seminarista animador da Pastoral Vocacional