Dom Wilson faz visita pastoral nas paróquias da Diocese de Taubaté

Da Redação

Desde o final do ano passado, Dom Wilson Angotti, bispo diocesano de Taubaté, está visitando as paróquias da sua diocese. A visita pastoral é exercício da função episcopal prevista e mesmo determinada pelo Código de Direito Canônico. Esse é um costume na Igreja desde os tempos apostólicos quando os apóstolos passavam pelas várias comunidades fundadas confirmando os irmãos na fé. Essa primeira visita de Dom Wilson é breve, acontecendo um só dia e tem por objetivo levar o bispo a ter um contato mais próximo com os padres e com o povo e para conhecer a realidade pastoral de cada paróquia.

dom-wilson-visita-paroquiasUma visita pastoral do bispo visa contatar pessoas, conhecer lugares e instituições eclesiais e o reconhecimento de trabalhos e atividades desenvolvidas. Cumprindo essa orientação, em suas visitas, Dom Wilson conversa com párocos e vigários paróquias, reúne os conselhos da paróquia, visita as instalações e comunidades (ao menos aquelas que têm celebrações mais freqüentes), assim como casas religiosas, asilos, creches e outras entidades assistenciais religiosas que existam no território da paróquia visitada. A visita pastoral termina com a celebração eucarística, para a qual todo o povo é convocado.

Para essa visita, o povo da paróquia é informado e preparado por uma catequese sobre a função do bispo e a visita pastoral. A programação do dia da visita é combinada entre o pároco e o bispo. Na programação são acertados os horários das conversas, das reuniões e quais locais serão visitados. Em todas as visitas, Dom Wilson tem promovido um encontro celebrativo com bênção para os doentes e idosos.

Das 49 paróquias que compõem a Diocese de Taubaté, Dom Wilson já visitou 21. Em dezembro e começo de janeiro, ele já passou pelas paróquias do Decanato Nossa Senhora da Conceição, que abrange as cidades de Natividade da Serra, Redenção da Serra e São Luiz do Paraitinga. Nos meses de fevereiro e março, o bispo passou pelas paróquias do Decanato Cristo Rei, que reúne dez paróquias na cidade de Pindamonhangaba. No final de março e durante o mês de abril, Dom Wilson passou visitando as paróquias do Decanato Santo Antonio formado pelas cidades da Serra da Mantiqueira: Campos do Jordão, Santo Antonio do Pinhal e São Bento do Sapucaí.

Atualmente, a visita pastoral acontece nas paróquias do Decanato São João Batista, composto pelas paróquias das cidades de Caçapava e Jambeiro. Das 7 paróquias desse decanato, duas já foram visitadas. Essa primeira visita pastoral do bispo de Taubaté está prevista para terminar em agosto, quando Dom Wilson terá completado seu giro de reconhecimento pelos decanatos e paróquias da diocese.

Fonte: Jornal O Lábaro – edição maio/2016