Na celebração das 9h de domingo, 20 de novembro de 2022, na Catedral de São Francisco das Chagas em Taubaté, o bispo Diocesano, Dom Wilson Angotti celebrou a Festa de Cristo Rei e na cerimônia fez a abertura diocesana do 3º Ano Vocacional do Brasil.
Em sua homilia, Dom Wilson explicou que a Festa de Cristo Rei conclui o Ano Litúrgico e sobre as leituras esclareceu como Jesus é o rei da vida.
“Jesus é o rei que esperavam, só que não era um rei político que veio para dominar, para impor o seu poder sobre os outros, mas é o rei crucificado, um rei que dá a vida, que se coloca a serviço e não que coloca o povo a seu serviço. Nós vemos, portanto, que a expectativa se cumpriu, mas de uma maneira diferente”, disse.
Dom Wilson falou ainda que o reino de Deus começa com atitudes de justiça e amor.
“Sempre que a justiça, a verdade, o bem, o amor, o serviço desinteressado, são realizados em nosso meio, o reino de Deus está acontecendo, sempre que a vontade de Deus é feita, o reino de Deus está começando, ele começa aqui e se plenifica na eternidade”, disse o bispo.
A cerimônia foi concelebrada na presença do coordenador diocesano da Pastoral Vocacional, padre Rafael Tiago dos Santos; do reitor da etapa da Configuração do Seminário Diocesano, padre Luiz Gustavo Sampaio; dos seminaristas de nossa Diocese; dos membros da nova equipe diocesana da Pastoral Vocacional de Taubaté; dos agentes representantes paroquiais; e demais povo de Deus.
No encerramento da celebração, Dom Wilson, saudou a equipe diocesana da Pastoral Vocacional e todos os grupos de animação vocacional das paróquias presentes na Santa Missa, o bispo abençoou a imagem do peregrina do Bom Pastor, este símbolo percorrerá as 49 paróquias da diocese durante o ano vocacional.
Para o 3º Ano Vocacional do Brasil, a equipe diocesana da Pastoral Vocacional propôs que cada paróquia constitua um pequeno Grupo de Animação composto por um catequista de Crisma, um representante da pastoral da Juventude e alguém da coordenação dos Acólitos ou coroinhas.
Esses grupos participaram da Santa Missa de Abertura do Ano Vocacional e em seguida receberam do bispo e da equipe diocesana as orientações para os trabalhos que serão desenvolvidos ao longo deste Ano de graça e missão.
O trabalho desses agentes terá o objetivo de desenvolver e propagar uma consciência vocacional a partir das atividades pastorais nas paróquias.