Dom Carmo preside Missa da Juventude no Santuário Nacional de Aparecida

Nesta sexta-feira (15) inicia o Hallel Aparecida e as atividades começaram com a missa das 9h, celebrando o 6º dia da Semana da Juventude no Santuário Nacional. O tema de hoje foi “Jovem, ofereça e se abra ao perdão!” e quem presidiu foi o administrador apostólico da Diocese de Taubaté (SP), Dom Carmo João Rodhen, scj, juntamente com diversos padres vindos de muitas dioceses, paróquias e arquidioceses do Brasil, entre eles o Padre Cipriano Oliveira, assessor da juventude da Arquidiocese de Taubaté.

Em sua homília Dom Carmo João Rodhen citou o antigo testamento que dizia: Ouça Israel, é o senhor quem fala, com isso acrescentou dizendo “Ouvi ó brasileiros, ouvi ó devotos de Maria a palavra do Senhor”.

Continua explicando a necessidade de não só ouvirmos a palavra, mas de praticarmos, destacando que Jesus quer discípulos e não apenas batizados.

“Quem vem a essa casa, a casa de Maria quer aprender a ouvir a palavra, porque Maria não foi só a mãe de Cristo, mas foi sua discípula”.

Dom Carmo ressalta que Jesus começa a educar os filhos e filhas pela audição e segue dizendo que ser cristão exige uma opção de caráter fundamental, exige decisão, e dá como exemplo São Paulo, que soube deixar para traz toda a segurança que tinha para seguir Jesus, sendo perseguido e preso, contudo soube levar a palavra de Cristo a todos aqueles que precisavam.

“Ide pelo mundo fazer discípulos e discípulas, ide mudar esse modo de pensar, fazei discípulos que se amem, que construam um mundo de paz, de perdão e de amor”.

Destacando o tema de hoje, “Jovem, ofereça e se abra ao perdão!”, dom Carmo fala da racionalidade do ser humano que muitas vezes deixa de existir quando não se sabe perdoar. “Quem não sabe perdoar é irracional, perdoar é divino, Deus perdoa sempre”.

E atribui à falta de perdão os muitos problemas vividos hoje pelas famílias e pela juventude, como as drogas, a falta de diálogo, a desunião e a violência.

Convida a juventude a viver intensamente como discípulos de Cristo para que tenham um coração mais cristão, menos armado, aberto ao perdão.

E mais uma vez cita como exemplo Maria dizendo: “Maria a grande discípula, aquela que é feliz porque ouviu, porque acreditou no Cristo e imitou-o e soube perdoar”.

Ao concluir salienta o que Cristo disse a Pedro, quando questionado sobre quantas vezes deve perdoar, “não apenas sete vezes, mas setenta vezes sete. E que a senhora Aparecida nos ajude nisso, e no seguimento melhor de Jesus Cristo”, finalizou.

Por Marília Ribeiro

Fonte: A12.com