Diocese de Taubaté celebra seu padroeiro São Francisco das Chagas

A Diocese de Taubaté celebrou o seu padroeiro, São Francisco das Chagas, no dia de sua festa, 04 de outubro.

A celebração solene, na Catedral de São Francisco das Chagas, foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Wilson Angotti, às 9h e contou com a presença do clero da diocese.

Durante a Santa Missa, Dom Wilson salientou o lema da festa dito por São Francisco “Deus me deu irmãos” e  valorizou a sabedoria de cada pessoa.

“Antônio, grande conhecedor da teologia formado entre os irmãos Agostinianos, foi atraído pelo ideal deste homem simples (Francisco) que valorizava as pequenas coisas. Vejam a diferença, deste que pequeno, humilde, o último dos irmãos e aquele que vem com a sabedoria de uma formação nas melhores escolas da ordem Agostiniana. Entre irmãos sempre as diferenças são respeitadas, não são obstáculos, mas ajudam a completar a riqueza da Graça de Deus em nós, porque cada um vem com um carisma diferente, não são todos iguais. Quem tem a experiência de ter irmãos na família pode perceber isso, cada um é diferente do outro, mas entre eles cada um tem uma Graça, um Dom , um modo de ser diferente que enriquece a família, assim também a fraternidade formada por Francisco acolhe o diferente, acolhe aquele que chegou cheio de sabedoria, não de sabedoria humana, mas de sabedoria Divina e foi essa a recomendação que Francisco fez: (…) Muito me apraz meu irmão Antônio que ensines a teologia aos irmãos, aos frades, porém uma coisa eu recomenda que ela sirva para elevar os irmãos a Deus e não seja causa de soberba, conserve-se pois o espírito de oração e a devoção”, disse Dom Wilson.

O bispo diocesano atentou ainda para a terceira prioridade diocesana, a catequese e a formação, enfatizando que a sabedoria seja sempre instrumento para servir uns aos outros.

“Meus irmãos, nós que temos a catequese e a formação como prioridades na nossa Igreja Diocesana, orientados pela nossa última assembleia de pastoral realizada em 2019, temos também que nos dedicar a formação, porque somos enviados por Jesus Cristo para ensinar,  ensinar a todos tudo o que Dele recebemos e que este ensino que fazemos e que recebemos, o ensino da teologia não nos ensoberbeça. Aqueles que tendo consciência de que crescem no saber, mas sabem que nada sabem, a verdadeira sabedoria é a sabedoria dos humildes, a sabedoria que vem de Deus, portanto a sabedoria que vem de Deus, jamais nos encha de soberba, de orgulho, de autossuficiência. Que o saber buscado, que é importante na vida de todos nós para que possam fazer melhor aquilo que sabem fazer, para que sirvam de maneira mais generosa, para nos também sempre esse saber seja um instrumento para servir melhor“, disse Dom Wilson.

A missa solene contou com a presença do coral dos seminaristas do Seminário Diocesano Santo Antonio.

Ao final da celebração Dom Wilson anunciou o início da fase diocesana do Sínodo que terá abertura no dia 17 de outubro.

A festa do padroeiro São Francisco das Chagas  aconteceu durante todo o dia 04 de outubro com missa às 16h e às 18h30, carreata às 17h com a Imagem e Relíquia de São Francisco das Chagas, benção aos automóveis e animais, encerrando a festa uma Live musical aconteceu às 20h transmitida pelas redes sociais da Catedral Diocesana.