CURA D´ARS

“Ai de mim se eu não evangelizar” (1 Cor 9.16)

“Muitas vezes e de muitas formas, Deus falou no passado a nossos pais por meio dos profetas. Nesta etapa final nos falou por meio de um Filho, a quem nomeou herdeiro de tudo, por quem criou o universo”. (Hb 1.1-2).
Jesus é o verdadeiro revelador e exegeta do Pai, além de único mediador entre Deus e os homens. Verdadeiro revelador porque esta é a missão recebida do Pai. Autêntico exegeta porque sendo a própria Palavra Viva, conhece a Trindade e a realidade toda, por isso, torna a mensagem de Deus sempre atual e questionadora, além de reveladora.
Deus continua a nos educar, principalmente, pela Palavra e pela graça – seus grandes meios de comunicação e conversão. Os profetas a receberam, e falavam em nome de… Jesus é a própria Palavra feita salvação. Por isso, São João afirma que serão todos ensinados por Deus (Jo 6.45). Quem, portanto, O escutar e Dele aprender, é atraído a Cristo, acrescenta o próprio Jesus (Jo 6.45).
Os Profetas precederam a Jesus – preparando Sua chegada, os Apóstolos foram enviados para continuar Sua obra. Os Santos Padres de outrora, assumiram sua parte, como, nós devemos assumir a nossa: Evangelizar. Quem não o fizer, é omisso, compromete a missão de Cristo e da Igreja.

Sem verdadeira e constante evangelização não há educação da fé, pois faltará o principal para a eficácia da missão. Deus continua também hoje a chamar, educar e enviar, como fez com os doze que permaneceram com Cristo, e foram formados, ouvindo, vendo e acompanhando o Mestre. Hoje, mais do que nunca, a Evangelização é necessária. A Bíblia está nas mãos de todos os membros das Igrejas e das denominações religiosas Cristãs. Mas a afinação dos instrumentos é feita por músicos de escolas de afinação diversificada. Por isso mesmo, a Palavra de Deus está sendo instrumentalizada e ideologizada, não poucas vezes.
Ser evangelizador é ser autêntico transmissor da Boa Nova. Dois mil anos nos separam de Cristo, no tempo, mas a constante ligação histórica com nossos predecessores nos liga a Pedro – Paulo, e ao próprio Cristo. Cabe-nos evangelizar mais, melhor com a Palavra, e com o testemunho, a exemplo de São João Maria Vianney.
Sem querer acusar a ninguém, mas até agora nosso Cristianismo vive muito de “opiniões” e pouco de convicções. A fidelidade ao “múnus docendi” é superficial, e isso prejudica o múnus “regendi e santificandi”. Além do mais, o mundo globalizado com os modernos paradigmas vigentes, é prejudicial ao trabalho missionário. Jesus realizou com os doze, tentativas de missão, e depois os enviou definitivamente: “Ide evangelizar… Ide fazer discípulos, não apenas batizados. Ide fazer testemunhas com vosso testemunho. São Pedro pede que os cristãos saibam dar as razões de esperança que os anima. Hoje, mais do que nunca, são necessários“Paulos”, e “Lucas”, homens de convicção. De missionários. (Sciocuicredidi – 2 Tm 1,12).

Precisamos de novos e autênticos“Cura D´ars”. Ele, certamente, não era tão prendado intelectualmente, nem tão aquinhoado em termos retóricos. Mas era um homem de fé e de amor a Deus e à Igreja. Era um homem de oração e vida sacramental. Tinha intimidade com o Cristo Eucarístico, e sabia carregar sua cruz, a exemplo do Mestre. Não tinha conhecimentos teológicos de ponta, mas crescia na santidade e na fidelidade, todos os dias. Era um homem de Deus: sua Igrejinha estava sempre aberta para acolher os irmãos pecadores, e no confessionário da mesma forma, havia sempre um confessor misericordioso e um pastor semelhante ao Supremo Pastor: Jesus Cristo. Os fiéis de Ars, no começo, faltavam, mas depois cresciam. E hoje, em nossas comunidades? Se o Papa Bento XVI chamou tanta atenção para o grande Cura D´ars é porque precisamos de homens da envergadura apostólica dele. Como tornar nossas paróquias comunidade de comunidades, como conseguir a conversão a Cristo, à pastoral, e assumir as urgências pastorais, não sendo pastores semelhantes a São João Maria Vianney??
Parabéns, e que possamos todos, lembrando São João Maria Vianney, tornar-nos mais semelhantes a ele. Felicidades!!

Dom Carmo João Rhoden, SCJ

Bispo de Taubaté

×