Coroinhas e acólitos reunidos para uma tarde de oração e encontro

No dia 29 de setembro de 2024, último domingo do mês de setembro e 5° dia da Novena de São Francisco das Chagas, aconteceu mais um Encontro Diocesano de coroinhas e acólitos em nossa Catedral.

Às 15h, nossa Igreja estava tomada pela alegria e entusiasmo das crianças e adolescentes, conduzidas pelo carismático Padre Rafael assessor Diocesano da Pastoral Vocacional e o Seminarista Renan, que neste ano também atua na Pastoral Vocacional. O encontro contou com momento de acolhida e animação pela equipe de músicos da Paróquia de São José Operário, que enriqueceu o com a a presença e apoio aos membros da Pastoral Vocacional.

Tivemos em seguida uma visita surpresa de nosso Bispo Dom Wilson que deixou uma mensagem a todos, que aproveitem a oportunidade de estarem tão perto de Jesus, como coroinhas e acólitos e que sempre se preparem, fazendo a leitura prévia da Liturgia do dia, e passem antes na Capela do Santíssimo para um momento de oração, para que possam melhor refletir e viver a Santa Missa.

Seguiu-se com momento oracional com Procissão, Adoração e Benção do Santíssimo, uma pausa para compreender a grandiosidade de se colocar a vida diante de Jesus e com Ele seguir.

Tiveram um período para lanche compartilhado, ocasião oportuna de conversarem e fazerem novas e santas amizades.

Dali, seguiu-se com a Santa Missa presidida pelo Padre Rafael, também Vigário Forâneo da Forania de São Francisco das Chagas, onde se convocou um coroinha ou acólito, para representar cada Paróquia ali presente.
Neste ano tivemos um número expressivo de participantes, aproximadamente 630 coroinhas e acólitos. E que o Bom Pastor, com a intercessão de São Francisco, possa trazer ainda mais crianças e adolescentes a cada ano.

A Pastoral de Coroinhas e Acólitos de uma Paróquia deve ser vista como um “celeiro de vocações”, onde surgem tantas outras vocações dentro da Igreja. Através desta pastoral, as famílias são inseridas no contexto da comunidade, sendo que este grupo tem um papel importante de Evangelização e conversão, fundamentados na participação da Santa Missa.

Quem se aproxima de Jesus, quem traz a família para ser iluminada aos pés do Cristo, têm suas histórias resignificadas. E, a partir daí, podem surgir nestes, que tocados pelo Amor de Deus, se colocam ao serviço da Igreja.

Cultivemos com amor e carinho estas crianças e adolescentes, pois são famílias inteiras que são alcançadas pela ação desta pastoral, sempre lembrando que a presença deles diante do Santíssimo Sacramento, expostos à fonte de vida e Graça, podem levar a uma transformação em nossas comunidades paroquiais.

Patrícia Prudente, Membro da Pastoral Vocacional Diocesana de Taubaté