Conheça a trajetória do Monsenhor Xavier falecido em abril

Monsenhor Joaquim Ferreira Xavier Junior nasceu na cidade de Silveiras, SP, no dia 24 de abril de 1.925 e seus pais foram o Sr. Joaquim Ferreira Xavier e Dona Amália dos Santos Xavier.

Fez seus estudos secundários em São Paulo e no Seminário Diocesano Santo Antônio, em Taubaté. Frequentou os cursos de Filosofia e Teologia no Seminário Central da Imaculada Conceição de São Paulo. Licenciou-se em Teologia em 1.954, na recém fundada Faculdade de Nossa Senhora da Assunção.

Foi ordenado diácono no dia 7 de fevereiro de 1.954. Sua ordenação sacerdotal ocorreu no dia 08 de dezembro de 1.954, na Catedral Diocesana São Francisco das Chagas, em Taubaté, sendo ordenante Dom Francisco Borja do Amaral, então Bispo Diocesano.

Na Diocese de Taubaté, Monsenhor Xavier exerceu diversas funções, entre elas a de assessor teológico de Dom Gabriel Paulino Bueno Couto no Concílio Vaticano II.

Monsenhor Xavier trabalhou muito também na Diocese de São José do Rio Preto.

Em 1.982, inicia a criação do método educacional para alunos da Educação Infantil com a criação das apostilas e jogos educacionais adequados a esta faixa etária.

Em 1.987, vem a Tremembé para iniciar os fundamentos do método educacional e a viver o espírito de família do futuro Instituto Sacerdotal, criado 19 anos depois.

Em 1.995 fundou a “Veritas” Entidade de Pesquisa e Educação Ressurreição – VespeR, Entidade dedicada à Educação Básica com várias unidades escolares nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, Instituição que presidiu até seu falecimento. VespeR Sistema de Ensino é uma metodologia pedagógica baseada na antropologia cristã e dela consta uma coleção de sessenta livros didáticos.

Em 2006 fundou o Instituto Sacerdotal de Vida Apostólica Jesus Ressuscitado, com sede em Tremembé. E foi o Superior Geral deste até o seu falecimento.

Aos 10 de dezembro de 2019, foi agraciado pelo Papa Francisco com o Título de Monsenhor.

Tendo falecido na madrugada do dia 16 de abril de 2021, seu sepultamento foi realizado no mesmo dia. Dada a situação em que vivemos –tempo de pandemia- o velório do seu corpo teve participação reduzida de clero e fiéis. A missa de corpo presente foi concelebrada às 14h30m no Casarão Vesper, presidida por D. Wilson, nosso Bispo diocesano e tendo como concelebrantes Dom Carmo João Rhoden scj, nosso Bispo emérito e mais 6 padres. Seu sepultamento ocorreu às 16h40m no cemitério da Venerável Ordem Terceira, em Taubaté (Convento Santa Clara).

Confira a trajetória completa no documento In Memoriam Monsenhor Joaquim Ferreira Xavier Junior.

In memoriam – Mons. Xavier