Comunidade Missão Sede Santos celebra 22 anos de vida

Uma Obra de Deus e dos pobres”. Com esse tema, a Comunidade Missão Sede Santos celebrou 22 anos de vida. Nosso Bispo Diocesano, Dom Wilson Angotti, presidiu a Santa Missa de ação de graças pelo aniversário no dia 28 de julho, na Casa João Paulo II, sede da Comunidade. A Comunidade nasceu no dia 30 de julho de 2002. Padre Márlon Múcio, fundou a Comunidade, em companhia da leiga celibatária Mirian Lemes.

O lema da Comunidade, que tem a espiritualidade da Renovação Carismática Católica, é “Sentindo com Cristo e a Igreja”. A Comunidade tem como Carisma: “tornar Jesus mais conhecido, amado, seguido e adorado, através da busca pessoal e comunitária de santidade de vida”. A Comunidade – explica o seu fundador – nasceu para recordar aos batizados a vocação universal à santidade.

O apostolado primeiro da Missão Sede Santos é a adoração perpétua, pública e solene ao Santíssimo Sacramento. Desse apostolado maior, derivam dois outros: as obras de misericórdia e os meios de comunicação. A Obra da Adoração Perpétua acontece há 21 anos e todos podem visitar a nossa Capela Santo Tomás de Aquino, na Casa João Paulo II, a qualquer momento do dia, da noite, da madrugada, durante a semana ou no final de semana.

Nas obras de misericórdia, a Comunidade assiste e promove hoje, por dia, pela graça de Deus e para a glória dele, a mais de 9 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social, através de 5 projetos:

1) A Casa João Paulo II, com 2 unidades no Centro de Taubaté, com iniciativas na área da saúde, da educação e da assistência social;

2) Da comunidade terapêutica Instituto Santa Teresa d’Ávila, em Caçapava;

3) Das 6 unidades do Restaurante Bom Prato, que tocamos em Taubaté, São José dos Campos e Jacareí, num convênio com o Governo do Estado de São Paulo;

4) Do hospital Casa de Saúde Nossa Senhora dos Raros (o primeiro hospital exclusivo e especializado para a pessoa com doença rara no Brasil);

5) Do Centro Pop Nhá Chica, especializado na população em situação de rua, em parceria com a Prefeitura Municipal de Taubaté.

Nos meios de comunicação, a Comunidade evangeliza pela Editora Missão Sede Santos e pela Rede Maria, “Sua TV no celular”. Hoje, a Comunidade tem 90 missionários consagrados: um padre, um diácono permanente, e os demais membros são leigos. Alguns, celibatários. São 140 funcionários dos distribuídos pelas frentes de evangelização.

Nosso pai-fundador, Padre Márlon, diz que nós nos dedicamos a Jesus Escondido: Jesus Escondido na Eucaristia e Jesus Escondido nos que mais sofrem: Jesus pobre, Jesus faminto, Jesus enfermo, Jesus raro, Jesus peregrino, Jesus no dependente químico, Jesus morador de rua, Jesus desempregado, Jesus desesperado, Jesus sem família. A palavra que nos norteia é do Evangelho de São Mateus, capítulo 25, versículos 31 e seguintes. Buscamos seguir os passos do Padre Márlon. Ele, como todo mundo sabe, tem uma doença raríssima e neurodegenerativa. No entanto, ele gosta de dizer: “Eu tenho uma doença rara, mas ela não tem a mim” e “Eu tenho uma doença, mas eu não sou doente”. Padre Márlon é incansável na evangelização. Nós, seus filhos, os missionários, os funcionários, os voluntários da Obra, temos que correr atrás dele, pois ele está sempre muito a nossa frente. Também tentam alcançar os passos do Padre Márlon a sua família e a sua equipe de saúde.

Deus inspirou ao Padre Márlon um projeto ousado: #1RealPor1Hospital. Assim construímos o hospital, estamos mantendo-o e já expandindo-o. Toda a Obra de Deus e dos pobres é mantida assim: com a venda dos livros dos padres, com o Bolo dos Raros, com as doações de 1 real ou mais. “Eu pensei em algo que não onerasse ninguém e que a pessoa bem simples pudesse dizer: ‘Eu ajudei a construir um hospital. Eu ajudo a salvar vidas’’. Também não queria que ninguém deixasse do seu compromisso com o dízimo paroquial ou com outras obras de evangelização”.

No dia 22 de maio, Padre Márlon esteve com o Papa Francisco, no Vaticano, juntamente com alguns cofundadores e diretores do hospital Casa de Saúde Nossa Senhora dos Raros, e alguns embaixadores do hospital. Dentre eles, o casal Juliano Cazarré, ator, e sua esposa Letícia. Na ocasião, o Padre Márlon entregou ao Papa Francisco a imagem de Nossa Senhora dos Raros.

Mais informações: www.sedesantos.com.br ou 12 98252-8878.

Rosely Maria Cizotti
Diretora de Comunicação da Comunidade Missão Sede Santos