COM FÉ E ESPERANÇA: NOSSA DIOCESE CELEBRA A ABERTURA DO ANO SANTO DA ENCARNAÇÃO

No dia 29 de dezembro de 2024, domingo, Festa da Sagrada Família, conforme orientação do Papa Francisco sobre a abertura do Ano Santo, presente na Bula de proclamação do Ano Santo “Spes non confundit”, tivemos nesse dia previsto o dia tão feliz para a nossa Diocese de abertura do Ano Santo da Encarnação.

A Congregação para o Culto Divino preparou o Rito, que consiste em uma concentração dos fiéis em um momento celebrativo; uma peregrinação rumo à Catedral, carregando uma cruz de importância histórica e afetiva para os fiéis; e Celebração Eucarística obrigatoriamente nessa Igreja.

Esse momento de concentração foi realizado no Santuário Diocesano Santa Teresinha, que se prepara para o centenário de canonização da “Santinha das Rosas” e da “Pequena Via”, e celebra um Jubileu particular por ocasião do centenário da Paróquia Nossa Senhora do Rosário.

A concentração dos fiéis contou com a presença dos diversos movimentos, irmandades e representatividades das diversas pastorais, religiosos e seminaristas. A presença dos vigários forâneos representou todo o clero, e a presença das bandeiras dos 11 municípios que compõem a Diocese de Taubaté evidenciou a representatividade de todo o povo.

A caminhada foi muito bem participada, com reflexão de salmos, cantos festivos e gritos de vivas a Jesus Cristo, nosso Salvador. Resumindo, foi como cantou Roberto Carlos: “Toda essa multidão tem no peito amor e procura a paz; e, apesar de tudo, a esperança não se desfaz”.

Ao chegar na Praça Dom Epaminondas, nosso Bispo Diocesano conduziu o povo para que olhassem a porta da Igreja Catedral, que, ao ser aberta, indicou a abertura do Ano Santo em nossa Diocese. Não é uma Porta Santa como se tem nas Basílicas Papais, mas é um indicativo de que aquele lugar é um ponto de peregrinação jubilar e, principalmente, aponta para Cristo, a porta das ovelhas.

Os fiéis, ao adentrarem a Catedral por essa porta, eram aspergidos com água benta. Durante a Celebração da Eucaristia, Dom Wilson, em sua homilia, comentou a oportunidade de celebrar a abertura do Ano Santo da Encarnação justamente na Festa da Sagrada Família: “Vejam, meus irmãos, que linda intuição teve o Papa Francisco em propor que as Dioceses façam a abertura do Ano Santo nesse dia, pois todos nós formamos a família diocesana”.

Com essa motivação, nosso bispo lançou o projeto pastoral “Família em Oração no Ano Santo”, que contém sugestões de passagens bíblicas para o ano todo sobre o tema da Esperança e do Ano Jubilar. “Eis a oportunidade para as famílias crescerem em seus laços familiares e na fé”, reafirmou Dom Wilson.

A Catedral ficou repleta de fiéis, com todos os bancos e corredores lotados. Era nítida a alegria de todos em um evento diocesano. Padre Matheus, cura da Catedral, disse aos organizadores: “Foi uma celebração muito alegre e festiva. Há muito, precisávamos”. Padre Luciano, coordenador de pastoral, salientou que esse dia foi “um dia memorável que ficará presente na vida dos participantes”.

A abertura do Ano Santo da Encarnação em nossa Diocese foi um momento histórico e emocionante, que reuniu fiéis de toda a região em uma celebração cheia de fé e esperança. A iniciativa do Papa Francisco em convocar o Ano Santo foi um chamado para que todos nós reflitamos sobre a importância da esperança em nossas vidas e na nossa comunidade. Que esse Ano Santo seja um tempo de renovação, crescimento e alegria para todos nós!

Sem. Renan C. S. Matheus – Santuário Diocesano Santa Teresinha

×