Clero Diocesano realiza sua primeira reunião geral em 2023

O clero presente na diocese de Taubaté reuniu-se para sua primeira reunião geral de 2023,  dia 15 de fevereiro, no seminário Diocesano Santo Antônio em Taubaté.

Conforme habitual, a reunião teve início com a oração da liturgia das horas e reflexão orante conduzida pelo padre Julius Rafael Silva de Barros, administrador paroquial na paróquia São Benedito na cidade de Campos do Jordão – SP. Ao partilhar o texto do Evangelho de São Lucas sobre a pesca milagrosa no início do ministério público de Jesus (cf. Lc 5, 1-11), destacou a importância dos padres vivenciarem a experiência da escuta espiritual e interior, capazes de interpelar o padre para uma vivência fecunda do ministério, que se desdobra em um caminho fundamental da promoção vocacional. Da mesma forma, a escuta dos discípulos e sua obediência possibilitaram a pesca milagrosa, mesmo no contexto da adversidade.

Em seguida à oração, a reunião teve um momento formativo, promovendo uma reflexão mais sistemática sobre algum tema pastoral relevante para a vida da diocese. Na ocasião do terceiro ano vocacional vivenciado no Brasil, o tema desenvolvido na manhã formativa foi sobre “O sacerdote como promotor vocacional”. O momento formativo foi ministrado pelo padre Renan Rangel dos Santos Pereira, reitor do Seminário Missionário Bom Jesus, da Arquidiocese de Aparecida.

Em sua exposição, Pe. Renan Rangel, após uma contextualização dos desafios sociais e eclesiais em que está situada a fé, considerou que é frutuoso e necessário que os padres façam o exercício de se “reencantarem” pela própria vocação. Isso representa focar os olhos espirituais em Jesus, que é o mesmo ontem, hoje e sempre. Ver continuamente Nele, o motivo dos esforços e empenhos da vida sacerdotal. Acrescentou que se trata do processo contínuo de um encantamento cada vez mais maduro pela vocação.

Na reunião geral, houve também um momento de apresentação sobre a Campanha da Fraternidade de 2023, que tem como tema: “Fraternidade e Fome” e como lema: “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16), conduzida pelo assessor diocesano da CF, padre José Amarildo Rangel Júnior, administrador paroquial da Paróquia São Miguel Arcanjo em Pindamonhangaba. O presbítero apresentou em linhas gerais os pontos mais importantes da campanha e destacou a importância dela como princípio de comunhão eclesial.

Dom Wilson Angotti, bispo diocesano, dedicou um tempo do encontro para explicar o processo de catequese denominado “1º anúncio”, dedicado a crianças de 9 anos de idade, que conta com a participação dos responsáveis dos catequizandos. Demarcou também que a iniciativa favorece tanto o aprendizado das crianças como a vivência da fé no próprio interior das famílias.

Em seguida, nos encaminhamentos finais da reunião, foram notificados eventos e assuntos administrativos pertinentes à vida paroquial e diocesana.