Clero de Taubaté reflete integração humano-afetiva no ministério

No dia 18 de novembro, realizou-se um encontro de formação para o clero da Diocese de Taubaté, nas dependências da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Taubaté. O encontro teve como tema: “Integração humano-afetiva no ministério ordenado”, com as reflexões conduzidas pelo Pe. Ronaldo Zacharias, sdb¹.

Na ocasião, na rica exposição realizada pelo palestrante, foi apresentada a importância do caminho de maturação humana à luz do evangelho, que configura a cada dia as decisões dos ministros em sintonia com as exigências do ministério ordenado. O ministro ordenado torna-se cada vez mais integrado, na medida em que desenvolve os mesmos sentimentos de Cristo e faz as mesmas opções de vida d’Ele. O cuidado da humanidade e da afetividade, enriquecida pela espiritualidade, resulta numa maior capacidade de relação saudável com os fiéis e na capacidade de doação à comunidade.

A iniciativa deste dia de reflexão faz parte do projeto de formação permanente dos ministros ordenados, caminho de formação continuada, que visa aprimorar cada vez mais o serviço do clero nas comunidades eclesiais.

1. Pe. Ronaldo Zacharias, sdb. Possui pós-doutorado em Democracia e Direitos Humanos, pela Universidade de Coimbra -IGC (Coimbra – Portugal); doutorado em Teologia Moral, pela Weston Jesuit School of Theology (Cambridge-USA), especialização em Educação Sexual pela Faculdade de Medicina do ABC (Santo André-SP), mestrado em Teologia Moral pela Academia Alfonsiana (Roma), graduação em Teologia pela Universidade Pontifícia Salesiana (Roma), graduação em Filosofia pela Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras (Lorena-SP) e graduação em Pedagogia pela Faculdade Salesiana de Filosofia, Ciências e Letras (Lorena-SP). (Fonte: https://br.linkedin.com/in/ronaldo-zacharias-bb316573).