Clero de Taubaté debate Estudo 104 da CNBB

O clero da diocese de Taubaté (SP) esteve reunido ontem, dia 19, e debateu o tema do Estudo 104 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), “Comunidades de comunidades: uma nova paróquia”.

O bispo diocesano, dom Carmo João Rhoden, e o coordenador diocesano de pastoral, padre Leandro, orientaram o encontro, que também teve a participação do assessor da Comissão Episcopal para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz da CNBB, padre Nelito Dornelas.

Na exposição dos capítulos que tratam dos fundamentos eclesiológicos da comunidade e da visão da Igreja no Concílio Vaticano II, aos padres e diáconos presentes, foi ressaltado que o documento não propõe mudanças puramente estruturais, mas de mentalidade na reformulação da paróquia. Foi destacado que as pessoas que compõem a comunidade são convidadas a fazerem uma verdadeira experiência de conversão pessoal, pastoral e, consequentemente, estrutural.

O texto do Estudo 104 da CNBB será discutido durante a 52ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, em Aparecida (SP), de 30 de abril a 9 de maio deste ano.

FONTE: CNBB