Cerimonial homenageia Monsenhor Xavier

No dia 14/05, realizou-se no Casarão VespeR, em Tremembé/SP, o Cerimonial de Homenagem e Lições de Vida do Monsenhor Joaquim Ferreira Xavier Júnior, sjr. A iniciativa partiu dos Membros da Assembleia Geral da Veritas Entidade de Pesquisa e Educação Ressurreição – VespeR e do Instituto Sacerdotal de Vida Apostólica Jesus Ressuscitado.

A partir da inspiração de Dom Walmor Oliveira de Azevedo, Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte e Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, os times da VespeR e do Instituto Sacerdotal puderam definir um projeto de preservação e continuidade do legado de Monsenhor Xavier. O conjunto de ações educacionais, religiosas, de pesquisa, de sustentabilidade, de tecnologia e de atos cívicos foi denominado 1ª Jornada Padre Xavier.

Todos sentiram-se acolhidos com carinho no espaço do Casarão VespeR, concebido pelo Fundador, Monsenhor Joaquim Ferreira Xavier Júnior, sjr, para ser o lugar privilegiado onde as pessoas pudessem construir  o vínculo para a amizade fraterna ser a força da vivência, para o fazer colaborativo exprimir um forte viés do desenvolvimento humano responsável e moderno, para que a convivência familiar fosse mantida nos tempos e, tudo isto somado, ser um sacramental da fé para aumentar a nossa amizade com Jesus Ressuscitado.

Estavam presentes a família Xavier, a família de coração, os amigos de Monsenhor Xavier, as Irmãs de Nossa Senhora da Ressurreição, os colaboradores da VespeR, as autoridades Civis, Militares e Religiosas.

A mesa solene foi presidida por Dom Walmor Oliveira de Azevedo e acompanhado por Dom Wilson Luís Angotti Filho, Bispo da Diocese de Taubaté, por Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues, Arcebispo emérito de Sorocaba e demais autoridades.

Os testemunhos feitos por representantes dos diversos núcleos de relações que compuseram a trajetória de vida do Monsenhor Xavier resumiram a grande e profunda amizade dele com Jesus Ressuscitado, sua rica contribuição para a pesquisa educacional, seu legado de espiritualidade e sua força hercúlea para viver as virtudes heroicas em razão da patologia de que foi acometido. Enquanto se esperava o cerimonial, no revezar das falas e no final a orquestra executava temas musicais que levavam à reflexão.

A preservação da natureza e a sustentabilidade eram preciosas ao coração do Monsenhor Xavier. Após o ato solene, as autoridades e convidados dirigiram-se para o lado externo do Casarão para plantar ipês-amarelos como um sinal memorial daquela tarde. Foi estilizado no chão o X da assinatura de Monsenhor Xavier para o plantio das mudas. Depois a comunidade reunida soltou balões brancos.

Pe. Edgar Delbem, sjr

×