Campanha para doação de sangue continua, gesto é sinal jubilar de misericórdia

Durante o mês de abril a Pastoral da Saúde lança a Campanha do “Abril Solidário”. Neste ano, o resultado foi muito bom. Um sucesso pode-se dizer. Sendo o Ano Jubilar da Misericórdia, a Campanha fez parte da Agenda da Diocese sendo considerada como sinal jubilar a doação de sangue. Mas esse ato de misericórdia não deve ficar exclusivo do mês de abril.

Assim, a Paroquia São Cristóvão, em Pindamonhangaba, promoveu, em julho último, coleta de sangue em suas dependências. O objetivo foi proporcionar a doação de sangue ali devido distancia para seus fiéis e a dificuldade de transporte até o Hemonúcleo de Taubaté. Desse modo, o pároco, Padre Lellis, abriu as portas da paróquia para essa ação nos dias 17 de maio e 14 de julho. Para isso foram feitos contatos com o Hemonúcleo de Taubaté e a equipe da paroquia organizou o local fazendo adequações necessárias exigidas pela vigilância sanitária. Os dois momentos foram bem sucedidos. Em maio foram coletadas 51 bolsas e em julho 47.

Diante dessas iniciativas, a Pastoral da Saúde vê que o caminho é esse mesmo, pode-se realizar coletas descentralizadas, fora do Hemonúcleo, em datas que a paróquia disponha. Porém, é necessária a avaliação do Hemonúcleo, devido adequações e a montagem de uma estrutura para este fim.

Observamos que a mobilização para essa ação de solidariedade é muito importante não somente para a Pastoral da Saúde, como para toda a comunidade da nossa Diocese, pois a alegria do Servir, de poder realizar um gesto concreto de amor ao próximo não tem espaço, tempo e lugar.

Ana Regina de Oliveira Gama
Coordenadora Diocesana da Pastoral da Saúde