Basílica Bom Jesus de Tremembé lança revista especial ao Padroeiro

A Basílica de Tremembé lança a revista comemorativa ao Jubileu de 350 anos da presença da Imagem do Senhor Bom Jesus na cidade. A publicação intitulada “Revista do Senhor Bom Jesus do Tremembé” é uma edição especial coordenada pelo Pároco e Reitor Padre José Vicente, com distribuição gratuita e poderá ser encontrada nas dioceses de Taubaté, Lorena, São José dos campos e na Arquidiocese de Aparecida.

Feita especialmente para os fiéis, a revista conta com a programação completa da Novena deste ano, a história dos Bispos e Arcebispos convidados para presidir as celebrações, bem como curiosidades do Santuário, programação do “Espaço Família” que conta com atrações musicais, praça de alimentação e bingo todos os dias da Novena.

O evento mais esperado é a cerimônia de abertura das portas do Santuário e Basílica, dia 27 de julho, que será realizada às 19h. O evento conta com a presença de autoridades da cidade e das empresas envolvidas no projeto de restauro.

A Basílica está fechada desde 2009, após o laudo do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) constatar o comprometimento do telhado. Os fiéis passaram então a frequentar um espaço provisório. Agora com a reabertura da Basílica, eles poderão voltar ao santuário.

Sobre a imagem do Bom Jesus

Conta a tradição que a imagem foi entalhada na madeira por um velhinho desconhecido que havia aportado a Tremembé e construído uma pequena cabana nas margens do rio Paraíba, onde se encerrou, pouco saindo e com ninguém mantendo relacionamento. “Um dia o velhinho desapareceu, quase tão misteriosamente como surgira. Ninguém teve notícia de seu destino. Indo à choupana, os curiosos ali encontraram a imagem do Bom Jesus. O caso foi tido então como miraculoso e que Deus, na pessoa do velhinho, para ali trouxera a imagem. Quando fizeram a remoção da imagem, um pequeno fio de água brotara aos pés da imagem, dando origem à conhecida bica da água santa”.

Lenda semelhante ouve-se a respeito do Bom Jesus do Livramento (Liberdade MG), onde se identifica o misterioso velhinho escultor com São José, pai adotivo de Jesus.

——————————————————————————————————————————

Santuário Basílica do Senhor Bom Jesus de Tremembé