A Diocese de Taubaté realizará a 1ª fase da XX Assembleia Diocesana de Pastoral, no dia 22 de novembro de 2025, com o objetivo de AVALIAR a caminhada pastoral da Diocese, FORMAR a partir do Intrumentum Laboris das novas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE) e do Documento Final do Sínodo (DF) e CELEBRAR as realizações das atuais prioridades/diretrizes diocesanas na perspectiva da implementação do Sínodo.
Recordamos aqui os passos dados para a realização da assembleia e as ações pastorais que serão avaliadas tendo em vista a segunda fase da XX Assembleia que acontecerá em 2026 e que deverá aprovar as prioridades pastorais da Diocese para a missão dos próximos anos.
A caminhada que conduz a primeira fase da Assembleia não começou agora. Ela vem sendo trilhada nas escutas paroquiais e forâneas, nos conselhos e nas iniciativas pastorais que unem a diocese.
Desde 2020, a Diocese de Taubaté trabalha as ações pastorais a partir das prioridades: Família, Juventude, Formação e Catequese, aprovadas em assembleia no final de 2019. Em novembro de 2022, em Assembleia Diocesana Pré-Sinodal, para apresentação da síntese diocesana do processo de escuta do Sínodo, foi aprovada a prorrogação das Prioridade Pastorais por mais quatro anos.
Após a publicação do Documento Final do Sínodo toda a Igreja vivencia a fase de implementação do Sínodo, e nesse sentido a Assembleia Diocesana vai caminhar seguindo a perspectiva da sinodalidade.
“A fase de implementação tem como objetivo experimentar práticas e estruturas renovadas, que tornem a vida da Igreja cada vez mais sinodal, partindo da perspectiva global delineada pelo Documento Final, com vista a um desempenho mais eficaz da missão evangelizadora. Este trabalho inclui o necessário aprofundamento teológico e canônico e, sobretudo, um compromisso para discernir o que é mais apropriado e potencialmente mais fecundo nos diferentes contextos locais. Concretamente, a prioridade é a de oferecer ao Povo de Deus novas oportunidades para caminhar juntos e refletir sobre estas experiências, a fim de colher os frutos em relação a missão e compartilhá-los”, orienta o Documento da Secretaria Geral do Sínodo (Pistas para a Fase de Implementação do Sínodo 2025-2028).
MEMORIA PASTORAL
Nesses últimos anos, em unidade e comunhão, a Diocese indicou projetos pastorais e elaborou documentos que organizam a ação evangelizadora. Em 2023, dano ênfase a Catequese Formação, uma forte campanha de inscrições para a catequese ocorreu de forma a retomar a atividade catequética após o período da pandemia, e nesse mesmo ano foi instituído o Ano Extraordinário para a catequese de adultos com mais de 30 anos de idade, que preparou os catequizandos nessa faixa etária para receber os sacramentos da eucaristia e crisma. A catequese ficou fortalecida ainda pelo lançamento do Diretório da Catequese, documento que visa promover a comunhão, afim de propiciar um consistente processo formativo na fé. Em 2024, a Diocese motivou o protagonismo da juventude, Projeto Pastoral Diocesano, “Jovem Evangeliza Jovem”, propôs aos jovens crismados que assumissem o compromisso com a evangelização trabalhando com os jovens que estavam terminando último ano da catequese da Crisma. Com foco na juventude o Projeto Pastoral 2024 rendeu importantes experiências nas paróquias na caminhada pela evangelização. Para bem viver o Ano Santo de 2025 a Diocese de Taubaté, tendo escutado as diversas instâncias pastorais, definiu o Projeto Pastoral 2025 com foco nas famílias. Intitulado “Família em oração no Ano Santo” a proposta segue os moldes do projeto permanente “Família em Oração” da Diocese que motiva à prática da oração em família a partir da leitura da Bíblia. O Projeto Pastoral 2025 propõe um roteiro de oração semanal com as indicações de leitura bíblica sob a temática da esperança.
Tendo vivenciado diversas experiências pastorais evangelizadoras, a Diocese de Taubaté seguiu, este ano, um percurso para a preparação da Assembleia, na reunião da Equipe Diocesana de Coordenação Pastoral, em 10 de junho de 2025, surgiu a ideia de realização da Assembleia Diocesana Ordinária de Pastoral, antes prevista somente para final de 2026, na reunião com Vigários Forâneos, em 18 de junho de 2025, uma primeira consulta e escuta de opiniões, em seguida, na reunião do Conselho Diocesano de Pastoral, em 21 de junho de 2025, foi feita a comunicação da realização da assembleia e apresentação de sugestões. No dia 20 de agosto, na reunião Geral do Clero, uma nova consulta sobre a realização da Assembleia foi ouvida, em 29 de agosto na reunião com os Vigários Forâneos e EDCP foram reformuladas orientações para Assembleia e seguiu o cronograma das assembleias paroquiais em setembro, assembleias das foranias em outubro para então avaliar ações significativas nas paróquias e que serão destacadas na Assembleia Diocesana.
Para o Coordenador Diocesano de Pastoral, Cônego José Luciano Matos Santana, a expectativa para a Assembleia Diocesana é “de um espaço de exercício da sinodalidade, de fortalecimento da vida pastoral diocesana, conhecimento para acolher as novas Diretrizes Gerais para Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil e rumos da Assembleia de definição das Prioridades Diocesanas para os próximos anos”, pontua.
A realização da Assembleia é mais do que documentos, é tempo de conversão, comunhão e serviço, é um convite a assumir a corresponsabilidade: estudar, rezar, consultar, reunir e, sobretudo, escutar. O que será discernido em 22 de novembro precisa trazer a voz do povo de Deus, o clamor dos mais frágeis, os desafios da evangelização nas cidades da Diocese de Taubaté.
A segunda fase da XX Assembleia Diocesana de Pastoral está prevista para 31 de outubro de 2026.
O que é a Assembleia diocesana de Pastoral
A Assembleia Diocesana de Pastoral é um momento de reunir as escutas e partilhas colhidas pelas paróquias. A Assembleia Diocesana reúne uma parte do povo de Deus, como bispo, padres, diáconos, religiosos e religiosas, seminaristas, leigos e leigas para refletir em torno dos trabalhos pastorais e de evangelização já concretizados e discernir sobre os próximos passos da caminhada pastoral diocesana.
O objetivo é avaliar e planejar, à luz do Espírito de Deus, os rumos pastorais e de evangelização por um determinado período, definindo prioridades, objetivos e ações.
A Assembleia Diocesana de Pastoral é, portanto, um espaço para decisões amplas e de grande animação pastoral em nível diocesano.

