Assessores refletem sobre textos aprovados na Assembleia dos Bispos

Com uma celebração eucarística dedicada às mães, tiveram início hoje, 27, as atividades do segundo dia da reunião do Grupo de Assessores (GA) da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A missa só pôde ser realizada agora, devido à participação dos assessores na 52ª Assembleia Geral da CNBB, realizada em Aparecida (SP), de 30 de abril a 9 de maio. Estiveram presentes na missa funcionários e funcionárias da instituição. Na ocasião, as mães presentes foram homenageadas.

Após a celebração, os assessores reuniram-se no Auditório Dom Helder Câmara, na sede da Conferência, em Brasília, para tratar dos diferentes textos aprovados durante a Assembleia. Hoje estiveram em debate os textos sobre a questão agrária, os cristãos leigos, as mensagens sobre as eleições e a Pastoral do Dízimo e a nota sobre os imigrantes no Brasil.

Com base nas suas respectivas comissões episcopais e assessorias, os assessores sugeriram possíveis encaminhamentos para colaborar na divulgação e aprofundamento dos textos junto às paróquias, comunidades, dioceses e regionais.

Ainda, durante a reunião do GA, foi entregue aos participantes a cartilha do Centro Nacional de Fé e Política (Cefep), “Eleições 2014 – Seu voto tem consequências: um novo mundo, uma nova sociedade”. O subsídio apresenta reflexões sobre as manifestações ocorridas no Brasil, as conquistas significativas, os desafios atuais. Fala ainda sobre a construção de meios de participação permanente, da reforma política urgente e da cidadania como prática pastoral.

Na ocasião, foi dada ênfase à mensagem da CNBB sobre as eleições, “Pensando o Brasil: desafio diante das eleições 2014”. O texto aborda os desafios da realidade sociopolítica, a participação dos cristãos na política, a urgência da reforma política, o desenvolvimento econômico e a sustentabilidade social. Está disponível no site www.cnbb.org.br