Água: Fonte de vida!

No ano de 2004 a Campanha da Fraternidade (CF) desenvolveu uma preocupação social sobre a água tendo como seguinte objetivo geral: Conscientizar a sociedade que a água é fonte da vida, uma necessidade de todos os seres vivos e um direito da pessoa humana, e mobilizá-la para que este direito à água com qualidade seja efetivado para as gerações presentes e futuras.

Na época alguns questionaram a temática abordada pela CF, sobretudo, diante de tantos outros problemas vigentes. Independente disso, a questão é que hoje estamos experimentando conseqüências negativas em relação a falta de consciência dos cidadãos em geral, mas também por parte das autoridades competentes.

O direito da água é para todos, mas também a todos é um dever de preservá-la. As conseqüências pelo mau uso da água estão sendo experimentadas profundamente por nós paulistas. Estamos numa situação em que racionar é necessário! Sem dúvida alguma podemos ficar fora desta iniciativa! Pensar em nós e, sobretudo, nos outros que virão é uma atitude ética mais do que necessária.

Por mínima que seja nossa atitude, grande é nossa responsabilidade pelo presente e futuro de nosso mundo. Enquanto cristãos e cristãs católicos não podemos ficar fora dessa situação, pois toda atitude de preservação assumida revela nosso esforço coerente para que o Evangelho continue se encarnando na nossa vida.

Preocupados com essa problemática social que hoje nos assola, o Colegiado de Organismos e Pastorais Sociais (COPS) da diocese de Taubaté preparou um material de conscientização às paróquias, comunidades e a sociedade em geral sobre a utilidade solidária e equilibrada da água. Além de enviarmos pelo correio eletrônico das paróquias e comunidades, também colocamos no portal da nossa diocese (DT7), um subsídio celebrativo que poderá ser usado nas missas, adoração ao Santíssimo Sacramento, estudos bíblicos, orações em grupo…

Na certeza de viver intensamente o Evangelho de Cristo, somando forças com as diversas instâncias sociais, pedimos o apoio de todos, sobretudo, dos fiéis cristãos católicos nesta causa. Nada fazer em relação àquilo que Deus nos criou é um pecado social! Esforcemos juntos para amenizar esta situação problemática, pois esta é uma atitude coerente com a nossa fé cristã.

Deus abençoe a todos e a todas nesta busca em vista do uso equilibrado e solidário da água!

Apresentação 10 Dicas para bem usar a água

Material de Conscientização do uso da água

Subsídios celebrativos da água

Pe. Gabriel Henrique de Castro