A primeira visita não se esquece

Não foi a primeira vez que as relíquias de Santa Teresinha visitaram a diocese de Taubaté. No mês de agosto de 1998, entre os dias 22 e 26 de agosto, elas percorreram algumas cidades da diocese, inaugurando a visita em São Bento do Sapucaí e encerrando em Caçapava.

Muita emoção 26 anos atrás

Em todos os lugares por onde passaram as relíquias provocaram intensa emoção entre o povo, resgatando a cultura de piedade e devoção dos católicos da região, como se viu em poucas ocasiões nos últimos anos.

Nem se pode escolher um momento mais emocionante, mas talvez se possa citar a cidade de Tremembé nesse sentido, principalmente pela sua passagem pelo Carmelo da Santa Face e Pio XII – lembrando que Santa Teresinha era freira carmelita – e pelo presídio feminino daquela cidade, onde provocaram cenas de rara emoção. Além disso, foi marcante também o encontro piedoso e emocionado do cônego Manoel Brito, sabidamente uma pessoa extremamente devota da santinha de Lisieux. O Lábaro acompanhou todo o roteiro das relíquias.

Em Taubaté a urna com as relíquias chegaram primeiro na igreja das sacramentinas, no centro da cidade, de onde partiu em procissão, sob verdadeiras chuvas de rosas em todo o trajeto até a catedral diocesana. Dalí seguiu para o Santuário dedicado à Santa, em uma belíssima procissão luminosa da qual participaram centenas de devotos. O Lábaro registra que, na missa do santuário “dom Carmo João Rhoden fez uma das mais lindas homilias que já se ouviu naquele templo.”

Uma santinha que se vestia de Teresinha

Durante todas as manifestações nas diversas paróquias da diocese destacava-se uma moça muito bonita vestida como carmelita, mais precisamente como Santa Teresinha do Menino Jesus. Era a jovem Adriana Cintra, então professora em Tremembé, que aprofundou seus conhecimentos sobre a santinha e fazia apresentações recitando textos e frases deixadas por Santa Teresinha, que fizeram sucesso não somente na diocese de Taubaté, como também em estados, como Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco e outros. Ela foi a capa de O Lábaro na edição que registrou a visita das relíquias.

O pequeno devoto que virou padre

Na foto da urna que ilustra esta matéria, um menino de onze anos, chamado Paulinho, está bem no canto superior direito, ao lado da urna com as relíquias da santa, quando da sua passagem pelo Santuário de Santa Teresinha, em Taubaté. Paulinho nunca deixou de ser um fervoroso devoto da santinha, até os dias de hoje, quando atende pelo nome de padre Paulo Vinícius, pároco da paróquia de São João Bosco, na Cidade de Deus. O padre Paulo foi ordenado no dia 1º de fevereiro de 2014 e celebrou a sua primeira missa no mesmo dia da sua ordenação no Santuário onde foi coroinha por alguns anos.

Devoção em Taubaté ainda antes da canonização

A devoção a Santa Teresinha do Menino Jesus é muito forte, de uma tradição centenária. Já em 1923, quando a santa ainda não havia sido canonizada, portanto ainda beata Teresinha do Menino Jesus, Taubaté já começava a construção de um santuário dedicado a ela, inaugurado dois anos depois. Santa Teresinha foi canonizada em 17 de maio de 1925.

Os pais de Santa Teresinha também são santos: São Louis de Martin e santa Zélie Martin, canonizados em 18 de outubro de 2015.

Henrique Faria