Seminaristas do Estado de São Paulo se reúnem em Guarulhos para Congresso Missionário

“Formação Presbiteral para uma Igreja em saída” será o tema abordado no 2º Congresso Missionário Estadual de Seminaristas. “O encontro tem o objetivo de animar e aprimorar a formação missionária dos futuros presbíteros”, enfatizou o coordenador do COMISE.

A partir de amanhã, dia 29 de junho, até o próximo domingo, dia 3 de julho, acontece em Guarulhos (SP), o 2º Congresso Missionário Estadual de Seminaristas.

Com o tema “Formação Presbiteral para uma Igreja em saída”, cerca de cem seminaristas, formadores e reitores de seminários de todo o Estado de São Paulo, vão refletir o pedido do Papa Francisco aos futuros padres: “A partir do testemunho de alegria e serviço de vocês, façam florescer a civilização do amor”.

Por meio de palestras, momentos de espiritualidade, testemunhos e experiências missionárias, o Congresso será assessorado por dom Esmeraldo Barreto de Farias, bispo auxiliar de São Luís (MA) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial, e por padres que atuam em organismos ligados ao tema.

De acordo com o coordenador do Conselho Missionário de Seminaristas do Estado (COMISE – Regional Sul 1), o seminarista Erickson Ramos da Silva, da diocese de Jundiaí (SP), a iniciativa pretende promover a consciência da missão nos candidatos às ordens sacras. “O encontro tem o objetivo de animar e aprimorar a formação missionária dos futuros presbíteros para um autêntico espírito missionário”, explicou.

Das 6 Arquidioceses e 35 Dioceses que compõem o Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), 28 estão inscritas no Congresso.

Fonte: CNBB Sul 1