Diocese de Taubaté realiza segundo Encontro “Católicos na Política”

Na manhã do dia 04 de junho, aconteceu o segundo Encontro “Católicos na Política”. O evento, organizado pela Diocese de Taubaté, reúne católicos que estão inseridos na política, de todas as cidades que compõem a Diocese. O encontro foi realizado no Centro Bom Pastor, da Paróquia da Santíssima Trindade, na Vila das Graças, em Taubaté, e com contou também com a presença do Dom Wilson Angotti, bispo diocesano de Taubaté, o Padre Afonso, deputado estadual e o Padre César Moreira, jornalista colunista do Portal A12 da Rede Aparecida de Comunicação, convidado para falar sobre o tema.

Ao falar aos políticos, Dom Wilson refletiu a partir do Evangelho de Mateus 25,31-40.45-46, fazendo a seguinte indagação, que considera fundamental: “O que me move na política? É a necessidade de atenção e o serviço ao outro, à sociedade, ao bem de todos ou o interesse pessoal, um meio de vida, uma conquista pessoal?”. “Isso vai distinguir”, segue, “aquele que é cristão daquele que não é, aquele que é católico daquele que não é, aquele que busca o próprio interesse e traz tantos danos à sociedade, como vemos atualmente, daquele que não tendo o centro em si, mas movido por Deus e pelo amor ao próximo, se dedica ao mais necessitado. É isso que faz a diferença”.

Dom Wilson esclareceu também aos políticos que o cristão católico continuamente engajado nas atividades pastorais da Igreja não precisa se afastar de tais atividades que normalmente realiza para exercer a política, uma vez que “é próprio do cristão estar engajado na política”, diferentemente daqueles que em vista das eleições se aproximam da comunidade, fazendo do trabalho pastoral instrumento de projeção pessoal e de campanha eleitoral. Neste caso, a Igreja não pode permitir.

Como conferencista do evento, foi convidado o Padre redentorista César Moreira, que é jornalista e diretor da TV Aparecida. Ele defendeu que é missão da Igreja Católica interferir nos acontecimentos da sociedade. “Nós não precisamos [só] conscientizar as pessoas do que é política… até vamos fazer isso. Nós precisamos nos converter para viver os valores cristãos. A atitude é essa, atitude de mudança, para que as coisas sejam outras”, frisou o sacerdote que considera a realização do encontro muito importante, como “gotinha d’água que pode ser multiplicada para que mais pessoas se interessem por política e cumpram o seu exercício de cidadania no fazer política”.

O primeiro Encontro “Católicos na Política” aconteceu em abril, no Colégio Diocesano Padre Anchieta, com a participação de 130 pessoas.

Pe. Jaime Lemes, msj
Assessor de Imprensa da Diocese de Taubaté