Eucaristia, sacramento do amor de Deus

A Eucaristia é o sacramento da entrega de Jesus por nós. Na última ceia que celebrou, na véspera de sua morte, Jesus entregou o pão e o vinho dizendo que era seu corpo e seu sangue. Desta maneira Jesus antecipava e explicava o sentido de sua entrega na cruz, que ocorreria no dia seguinte; ele se entregava por nós. Obediente ao Pai, não recuou nem diante da morte. Sua obediência redimiu nossa desobediência. Com esse gesto Jesus demostrava todo seu amor, pois já havia dito: “Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a vida pelos seus amigos” (Jo 15,13). A entrega ritual de Jesus teve lugar na última ceia que celebrou com seus discípulos.Liturgicamente, nós recordamos a instituição da Eucaristia na quinta feira santa. Porém, na festa do Corpo e Sangue de Cristo (Corpus Christi) a Igreja nos convida a aprofundar esse mistério e a proclamarmos solenemente nossa fé na Eucaristia, memorial da entrega de Jesus por nós.

Por meio de cada um dos sacramentos, nós recebemos um dom, uma graça específica que Deus nos concede; mas, pela Eucaristia nós recebemos o Autor de todas as graças, o próprio Cristo que por nós se entrega. Jesus diz: “Quem come minha carne e bebe meu sangue permanece em mim e eu nele” (Jo 6,56). A Eucaristia não só nos une a Cristo, mas gera comunhão entre todos os que buscam o Senhor. Por isso, a Eucaristia é o sacramento por excelência. Unindo-nos a Deus e aos irmãos a Eucaristia é fonte e ápice de toda a vida cristã.

Ao celebrar a Eucaristia, a Igreja não recorda ou repete simplesmente a ceia do Senhor, mas a atualiza, atendendo e perpetuando o que o Senhor nos pediu: “façam isso em memória de mim”. Para nós, o pão e o vinho consagrados não simbolizam simplesmente, mas verdadeiramente são o corpo e o sangue de Jesus. Isso que acreditamos está fundamentado nas palavras do próprio Jesus, que diz: “Isso é o meu corpo (…), isso é o meu sangue” (cf. Lc 22,19-20). Por isso, cada vez que celebramos a Eucaristia nós revivemos e atualizamos a entrega de Jesus na ceia e na cruz. Celebramos, pois o sacrifício de nossa redenção. Pela celebração eucarística nos fazemos participantes do mistério da morte e ressurreição do Senhor, para um dia participarmos do banquete de sua glória.

A celebração eucarística é memorial da entrega do Cristo por nós, e é também sacrifício da Igreja que, correspondendo ao amor de seu Senhor, a Ele se une e por Ele se entrega. Participar da celebraçãoda Eucaristia é nossa maneira de dizer que acolhemos a entrega do Senhor por nós e também nosso modo de demonstrar que nos entregamos por Ele, e queremos corresponder ao seu amor. Contudo, o pedido “Façam isso em memória de mim” não se resume em celebrar a Eucaristia, mas em viver como o Senhor viveu: na obediência ao Pai celeste e no generoso serviço aos irmãos, doando nossa vida pelos outros. Assim é que atendemos ao seu pedido e nos preparamos para recebê-Lo. Desejo que a solene festa do Corpo e o Sangue de Cristo nos ajude a aprofundar esse mistério do amor de Deus, suscite em nós um amor de correspondência e estabeleça a comunhão.

Dom Wilson Angotti
Bispo da Diocese de Taubaté