Padres da Diocese de Taubate participam de retiro em Atibaia

Como acontece todos os anos, do dia 20 ao 23 de julho,os padres da Diocese de Taubate se reuniram para fazer o seu Retiro Anual. O evento aconteceu na Casa Schoenstatt – Tabor, na cidade paulista de Atibaia. O local é mais conhecido pelo pequeno Santuário de Nossa Senhora Três vezes Admirável, a Mãe Peregrina.

O pregador do Retiro foi Dom Pedro Brito Guimarães, Arcebispo de Palmas, no Tocantins. Em suas palestras o arcebispo pregou a partir do tema “Do deserto ao jardim, Jesus me chama para eu ser guiado e guia espiritual, discípulo missionário, vivendo a altura do Evangelho”. Criativo, Dom Pedro Brito chamava suas colocações de estações, lembrando a Via Sacra. Inspirando-se no Salmo 144,9, ele dava as suas palestras um segundo título, “afinando as cordas”, em referência às cordas da harpa de dez cordas de que fala o versículos do salmo. Na verdade, o pregador se referia a todas as atividades espirituais do retiro como uma estação. Assim ele considerava igualmente as celebrações, os momentos de meditação, a reza do terço, a via-sacra e as palestras como uma estações. Em referência às dez cordas da harpa ele organizou os exercícios espirituais em dez estações ou dez afinações.

Falando na homilia da celebração eucarística de encerramento, na quinta-feira, 23, Dom Wilson salientou que a função principal do sacerdote, como guia espiritual, é promover o conhecimento de Jesus; como pastor ele deve conduzir as ovelhas para Deus. Depois desse encontro fundamental, vem tudo o mais em acrescimo: a conversão, a fé e todas as graças. Mas, tudo depende desse primeiro encontro.

Participaram do retiro 82 padres, entre diocesanos e religiosos que atuam na Diocese de Taubaté. Veja abaixo, algumas cenas do Retiro dos padres em Atibaia.

Comente