Missa de Ação de Graças pelos 76 anos de vida de Dom Carmo

No último sábado dia 16 de maio, foi realizada na Catedral de Taubaté missa em Ação de Graças pelos 76 anos de vida de Dom Carmo João Rhoden, Administrador Apostólico da Diocese de Taubaté.

Estiveram presentes todo o clero de Taubaté, além de autoridades eclesiais e políticas de Taubaté e região.

 

 

Leia na íntegra a homilia do Chanceler Mons. Irineu Batista da Silva

“Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa Nova a toda criatura! Ide até os confins da terra!”
(Mc 16,15; Cf. At 1,8)

Ex.mo e Rev.mo Dom Carmo, nosso Pastor!
Ex.mas autoridades: religiosas, civis e militares! Povo de Deus amado!

Com toda a Igreja celebramos a Ascensão do Senhor… Jesus volta para os céus como ser vitorioso. É a plenitude da Páscoa. Na Ressurreição, Jesus é apresentado Senhor da Morte… Na Ascensão, = Jesus, Senhor absoluto do Universo. Cena grandiosa narrada com palavras tão simples pelos evangelistas. Na vitória de Cristo, unidos a ele, a nossa vitória!

Jesus volta para os céus, mas não nos deixa órfãos… Ascensão não foi uma despedida. “Eu estarei convosco todos os dias…” (Mt 28,20,) prometera ele. Jesus muda o seu tipo de presença, mas continua conosco pelos caminhos da história, conosco pela vida. Inaugura-se, agora, o tempo da Igreja. A ação invisível, mas real de Jesus será visualizada no mundo através do seu Corpo Místico: Igreja = nós. Jesus não terceirizou a obra da salvação. Inicialmente esta se concretizou visivelmente pela missão dos apóstolos… depois pelos primeiros cristãos… hoje por nós. Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa Nova a toda criatura! (Mc 16,15). Ide até os confins da terra! (Cf. At 1,8). Palavras de Jesus que soaram solene e eficazmente no coração daqueles 11 discípulos… Mas não só para eles… A partir deles este mandato iria cruzar fronteiras, vencer distâncias, atravessar milênios, ressoar na mente de milhões e milhões de pessoas e encontrar guarida em muitos corações.

E esse mandato do Mestre um dia chegou até o hoje Dom Carmo, como a todos e a cada um de nós… Dom Carmo, amadurecido no seio de uma família e comunidade cristãs, ouviu este mandato do Senhor e respondeu com um sim vigoroso, um sim generoso, que iria moldar toda sua vida. E que vida?! Na sua vida a fé, na sua fé o sacerdócio, no seu sacerdócio, a plenitude e na plenitude a missão vivida com dedicação e disponibilidade… E tudo isso por quase 19 anos vividos junto a nós, ou seja: graça de Deus para nós.

O genérico “confins da terra” de Cristo, assim se especificou pela voz da Igreja: Carmo João, recebereis o Espírito Santo e sereis minha testemunha já no exercício do sacerdócio em Redenção da Serra, Joinville e Brusque; e no ministério episcopal em Taubaté… Um detalhe, mas detalhe muito significativo… O 1° passo de Dom Carmo como clérigo aconteceu nesta Catedral, frente a estas imagens, junto a este mesmo altar, em 30 de março de 1963, quando recebeu a primeira tonsura, das mãos de Dom Francisco. Iria ele, então, pensar que 36 anos depois e por quase 19 anos adentraria nesta mesma Catedral como Bispo diocesano?! Planos de Deus são imperscrutáveis, mas planos de amor.

Por isso, hoje, Dom Carmo:
• Queremos partilhar de sua alegria e ajuda-lo a agradecer a Deus tantos benefícios nestes 76 anos de existência…
• Mas, mais: queremos agradecer a Deus pela sua vida, como especial graça de Deus para nós… máxime nos quase 19 anos de ministério episcopal dispensados em nosso favor, qual bispo diocesano…
• Queremos agradecer a V.a Ex.cia por secundar o plano de Deus, oferecendo-Lhe com generosidade sua vida, tornando cada um de seus momentos semente de eternidade para todos nós.

Quais as expressões visíveis do seu ministério episcopal qual bispo diocesano? Criação de 20 paróquias, promoção de 48 ordenações sacerdotais e 43 ordenações diaconais, numero incontável de crismas, de celebrações da Eucaristia, reuniões, diálogos, aconselhamentos etc. etc.

Admoestou o Divino Mestre: Um é o que semeia… Outro é o que colhe… (Jo 4,37) Sem dúvida V.a Ex.cia colheu muitos frutos das semeaduras dos seus antecessores, mas quantos frutos seus sucessores colherão do seu plantio… Também e certamente muitas vezes o Sr. plantou, esperou um feliz resultado e não o pode contemplar. Inspirado na Palavra de Deus, alguém disse com muita propriedade: Se não houve frutos, valeu a beleza das flores… Se não houve flores, valeu a sombra das folhas. Se não houve folhas, valeu a intenção da semente. E temos certeza: nesta (intenção da semente), tanto V.a Ex.cia quanto nós acreditamos piamente. Os números, conquanto expressivos, não são tudo… “O essencial é invisível aos olhos”, recorda-nos Saint Exupéry.

Por isso, se esse resultado numérico já é causa de satisfação e regozijo para todos, fundamento para uma expressiva e significativa realização pessoal para V.a Ex.cia, estribado na Palavra do Senhor, ainda ouso –permita-mo V.a Ex.cia-, convida-lo a ir mais longe: “mesmo com o bom resultado já obtido: “Alegrai-vos antes por que o vosso nome está escrito nos céus” (Lc 10,20). E como? Para não nos delongarmos em sua definição sublinhamos com a Mãe Igreja: o Bispo é a imagem viva de Deus Pai… É o sucessor dos Apóstolos… É princípio da unidade visível da Igreja… É pastor na Igreja… É mestre da Doutrina, sacerdote do culto sagrado e ministro do governo… Que grandiosidade reside em seu nome, em sua pessoa, consequência da sagração episcopal!!!

Salmodiamos o Sl 46, Palavra de Deus que nos convida todos ao louvor do Senhor. Nós acolhemos tal convite e com alegria e fé nós o realizamos tendo bem presente as significativas motivações desta data.

Assim, Dom Carmo, inspirados na Liturgia, ancorados na certeza da intercessão da Virgem e de São Francisco nosso padoeiro, rezamos ao Pai com toda confiança de filhos; e com todo respeito e consideração que lhe devotamos, com toda amizade que lhe dedicamos, pedindo a benfazeja graça divina sobre sua pessoa e sobre o ministério da plenitude sacerdotal que Va. Ex.cia continua a realizar entre nós, agora sem o ônus da administração da Diocese.

Com a Ascenção Cristo mudou o modo de presença entre nós; com a posse do novo bispo o Sr. muda o tipo de ação entre nós, mas como uma demonstração de apreço e amizade também continua entre nós, pelo que agradecemos.

Esta efeméride sugere-nos ainda outras coisas a serem ditas… Mas dada a premência do tempo, dissemos essas que coerentes com a teologia e a razão, saem do nosso coração. Queira Va. Excia. acolher essa expressão do nosso afeto, admiração, promessa de preces e, sobretudo, desejos de tê-lo plenamente realizado entre nós! Muita paz, muita alegria, muita saúde e felicidades!

Amem.

Mons. Irineu.

Comente

×