Pastoral do Dízimo realiza encontro diocesano

Da Equipe Diocesana
Pastoral do Dízimo

Todos os anos, no final de agosto, a Equipe Diocesana da Pastoral do Dízimo, realiza um encontro com a liderança dessa pastoral. Nesse ano, esse encontro aconteceu no dia 31 de agosto, domingo, no Colégio Diocesano Padre Anchieta, em Taubaté. Mais de 78 agentes participaram do encontro, que começou às 7h30min. Das 48 paróquias da Diocese de Taubaté, apenas 22 estavam representadas no evento.

A reunião proporcionou um tempo para formação, troca de experiências, reencontro de amizade, momento de espiritualidade e partilha. No período da manhã, os trabalhos foram comandados por André Luiz Moreira, Assessor da Pastoral do Dízimo Nordeste 3 da CNBB. Ele veio da Diocese de Camaçari, BA, onde ele é o coordenador diocesano do dízimo. Em uma primeira palestra, André Luiz explicou aos participantes o que é o dízimo e sua fundamentação bíblico-pastoral.

Na segunda palestra, ele instruiu os agentes presentes a como organizarem a Pastoral do Dízimo, formando equipes de trabalho, elaborando planos e projetos e distribuindo tarefas. Com muita competência, de um modo dinâmico e divertido, ele soube entreter os participantes com seu carisma e simpatia.

O principal ponto que ficou claro para todos é que o dízimo, numa comunidade, é uma realidade pastoral, que deve ser considerada dentro da pastoral de conjunto seja da diocese quer da paróquia e também da comunidade. Partindo de sua experiência, trabalhando pela CNBB em nível regional e nacional, André Luiz contou que a Pastoral do Dízimo é uma realidade que já está presente na Igreja em todo Brasil.

O trabalho sério e perseverante dos agentes dessa pastoral tem mudado a situação de muitas dioceses e paróquias, deixando uma realidade de mendicância e de dependência de doações vindas de fora do país, na qual se encontravam poucos anos atrás. Pouco a pouco, a consciência da importância do dízimo tem feito a Igreja buscar nessa pastoral, sua exclusiva fonte de recursos para investir em sua missão.

No período da tarde, conduzidos por Pe. Silvio José Dias, assessor da Pastoral do Dízimo da Diocese de Taubaté, os participantes foram separados em grupos para buscar concretizar as propostas no sentido de organizar e melhorar os trabalhos nas paróquias e comunidades. O encontro foi encerrado com a missa, celebrada com muita animação.

O material apresentado no encontro está a disposição no portal da diocese (dt7.com.br), podendo ser baixado e usado por todas as equipes da Pastoral do Dízimo que assim desejarem. É só acessar a área de dowloads do site.

Comente