50º Encontro Paroquial de Pequenas Comunidades

No nos dias 7 e 8 de junho, na solenidade de Pentecostes, aconteceu o Encontro Paroquial de Pequenas Comunidades (carinhosamente chamado de Encontrão) de número 50, na Paróquia São Benedito, na capela de São João Batista, no Ipê I em Pindamonhangaba.

O Evento acontece quatro vezes ao ano, quando todas as pequenas comunidades da paróquia se encontram para manter a comunhão e a integração de todos os seus membros ativos. Desta vez, com o tema: “Visita Permanente, se não eu, quem?” que se refere à Missão Permanente que os evangelizadores devem fazer dentro da paróquia.

No sábado, dia 7, aconteceu, como de costume, o momento de espiritualidade, que consiste numa oração inicial, a Lectio Divina e Adoração Eucarística, com início às 19h e término às 22h. No dia 8, excepcionalmente em meio período, começamos com a Santa Missa às 7h, depois o momento de formação, quando o tema é apresentado, e por último o momento de integração, quando é feita uma dinâmica e a partilha em grupos, para discutir o tema e interagir com os membros de Pequenas Comunidades de outros setores, com quem se convive menos, encerrando-se por volta das 12h30.

O fato deste Encontro ter caído justamente na solenidade de Pentecostes (algo que não foi programado conscientemente) foi muito oportuno e providente, pois é quando todos os cristãos estão reunidos como discípulos que o Espírito Santo é derramado para que os mesmos, agora como missionários, possam sair, munidos de Sua força, para atrair a outros irmãos para a fé, para o encontro com Jesus Cristo através da Missão Permanente.