8 de Março Dia Internacional da Mulher

No dia 8 de Março comemoramos o Dia Internacional da Mulher!

Nesta data comemorativa existe o costume muito bonito de se fazer homenagens às mulheres ou também de entregar-lhes flores e/ou presentes.

Com certeza tudo isso é importante, inclusive sabendo dos muitos direitos conquistados por elas.

Porém não podemos nos esquecer que todas as mulheres tem direito a vida humana, mas também o direito a construir um relacionamento conjugal e familiar, a saúde e a proteção a mesma, a privacidade, liberdade e dignidade, não ser submetida à tortura e maus tratos, ao voto e etc.

Estes direitos e tantos outros são sinais de esperança a todas as mulheres, sobretudo diante de uma sociedade aonde prevalece um pensamento fortemente machista com discriminação, causando assim uma divisão social e econômica. Logicamente que a proposta não está em suprimir os direitos dos homens a fim que as mulheres tenham ainda mais participação no âmbito social, mas sim uma forma que contemple verdadeiramente ambos os gêneros e que não se torne mais uma divisão e sim uma união.

Diante desta realidade, percebemos ainda os esforços de todas as instâncias sociais e religiosas a fim de que os direitos da mulher não sejam violados, sobretudo, no que diz respeito às formas de exploração sexual através do Tráfico Humano.

Neste sentido recordamos da Campanha da Fraternidade deste ano de 2014 que aborda esta temática de forma incisiva e tem como lema: “É para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5,1).

Sabemos que as mulheres são as grandes vítimas da prostituição e também de um sistema criminal que não consegue contemplá-las como pessoas, ou seja, dotadas de dignidade de filhas de Deus.

Esta realidade que faz com que as mulheres percam ou desistam de seus sonhos e projetos, da sua própria personalidade, não deve ser motivo de desesperança, mas sim de coragem para anunciar o Reino de Deus e denunciar tudo aquilo que vai contra esta grandeza divina.

Por isso, todos nós – homens e mulheres de boa vontade – devemos nos empenhar em autêntica comunhão a fim de que a esperança não seja mera fantasia, mas sim estímulo para que muitos e bons frutos sejam colhidos, sobretudo, em relação a suas conquistas e verdadeira valorização.

Além de parabenizarmos as mulheres, também deixamos aqui o apelo de todas elas sejam verdadeiramente discípulas de Jesus Cristo, sobretudo, nas diversas situações em que a morte parece assolar toda a sociedade. A graça de Deus nunca nos abandona e esta certeza que reina no coração de todos deve também ser uma convicção no coração das mulheres, uma vez que elas fazem parte do Reino.

Vídeo preparado pelo Colegiado de Organismos e Pastorais Sociais (COPS) da Diocese de Taubaté

Além do vídeo preparado pelo Colegiado de Organismos e Pastorais Sociais (COPS) da Diocese de Taubaté, confira também o link abaixo sobre a Campanha Mulheres e Direitos ao dia internacional da mulher: