Papa explica por que a Igreja é “Católica”?

Na Audiência Geral desta quarta-feira o Papa Francisco explicou que a Igreja se chama “Católica” porque é universal. Apesar da chuva, o Pontífice percorreu no papamóvel as diversas alas da Praça São Pedro para saudar os mais de 80 mil fiéis e peregrinos que a lotavam. Esta foi a 20ª Audiência Geral do Papa Francisco.

Ele disse que a Igreja abraça a todos, sem excluir ninguém e que nela se encontra todo o necessário para se crescer como cristãos.

Em suas palavras, o Santo Padre afirmou que confessamos que a Igreja é católica, primeiro porque a todos oferece a fé por completo. A Igreja nos faz encontrar a misericórdia de Deus, que nos transforma. Nela está presente Jesus Cristo, que lhe dá a verdadeira confissão de fé, a plenitude da vida sacramental, a autenticidade do ministério ordenado. Na Igreja, como acontece numa família, encontramos tudo o que nos permite crescer, amadurecer e viver como cristãos. Não se pode caminhar e crescer sozinhos, mas sim em comunidade.

Em segundo lugar, a Igreja é católica, porque é universal, espalhada em todas as partes do mundo.

Por fim, a Igreja é católica, porque é a casa da harmonia. Nela, se conjugam numa grande riqueza unidade e diversidade; como numa orquestra, onde a variedade dos instrumentos não se contrapõe, assim na Igreja, há uma variedade que se deixa harmoniosamente fundir na unidade pelo Espírito Santo.

No final da Audiência o Papa pediu orações pela catolicidade da Igreja, para que sejam respeitadas as diferenças de seus membros porque isso dá glória a Deus.

[box type=”shadow”]

Palavras do Papa

“Reflexionamos hoje sobre a catolicidade da Igreja.
O que significa que a Igreja seja Católica?
[/box]

Em primeiro lugar, porque nela Cristo nos dá a plenitude dos meios de salvação. Assim como em família cada um recebe o que necessita para crescer e amadurecer, na Igreja nos é dado todo o necessário para crer e viver como cristãos.

Perguntemo-nos: Como vivo eu na Igreja? Participo na vida da comunidade e como acolho os meios que me são dados para crer como cristão, ou me fecho em mim mesmo?

Em segundo lugar, a Igreja é católica porque é universal, espalhada por todo o mundo e oferece a todos a salvação que Cristo trouxe. Todos na Igreja nos devemos sentir chamados a anunciar e dar testemunho da Fé. Que faço para comunicar aos outros a alegria de ter encontrado o Senhor e pertencer à Igreja?

Por último, a Igreja é católica é a casa da harmonia. É como uma grande orquestra que sabe integrar a diversidade de cada elemento na harmonia de uma sinfonia. Sabemos viver a harmonia em nossas comunidades, aceitando o outro com suas diferenças, ou tendemos para a uniformidade?

Que todos nos deixemos guiar pelo Espírito Santo para que vivamos com verdadeiro espírito católico nossa pertencença gozosa à Igreja.” (JSG)

Conteúdo publicado em gaudiumpress.org, no link http://www.gaudiumpress.org/content/51582-Papa-explica-por-que-a-Igreja-e–Catolica–#ixzz2hJs0PeK8

×