Thiago Camatta recebe o Ministério do Leitorato

No dia 06 de outubro de 2024, na Catedral de São Francisco das Chagas, o seminarista Thiago Camatta Egydio recebeu o ministério do leitorato das mãos de V. Exma. A ocasião contou com a presença do Reitor do Seminário de Teologia, do Padre Alex Simão, scj, de alguns seminaristas e seus familiares, além de uma expressiva participação de paroquianos da Paróquia Nossa Senhora da Boa Esperança de Caçapava-SP.
O ministério de leitor, como recordou Dom Wilson, não é apenas uma permissão para que alguém “leia na missa”, mas sim um chamado a ser anunciador da Palavra. Por meio deste ministério, Thiago exercerá também a função de catequista em sua comunidade paroquial.
Thiago Camatta Egydio, nascido em Caçapava-SP em 27 de abril de 1998, tem 26 anos. É filho de Elaine Camatta Egydio e Cláudio Egydio, sendo o filho mais novo. Sua família chegou a Caçapava em 1970 e passou a ajudar e participar na comunidade, que então estava em seus primeiros passos. Atualmente, essa comunidade é a Matriz de Nossa Senhora da Boa Esperança, pertencente à paróquia de origem de Thiago.
Thiago iniciou sua caminhada na Igreja como coroinha, em 04 de agosto de 2007. Segundo ele, essa ocasião foi marcante e significativa, pois sentiu o chamado ao sacerdócio durante a Santa Missa, no momento da consagração. “Essa cena ainda me é muito forte e significativa”, comenta ele. Cônego Luciano e Padre Roger Matheus foram grandes incentivadores, especialmente na indicação para a Pastoral Vocacional diocesana, onde foi acompanhado. Ao concluir o Ensino Médio em 2015 e após o período de discernimento nos encontros vocacionais, Thiago ingressou no seminário na turma de 2016.
Que a caminhada vocacional deste seminarista frutifique ainda mais por meio deste ministério, tanto para ele quanto para aqueles a quem ele for destinado a servir. Como diz o Rito da Instituição: “Recebe o livro da Sagrada Escritura, anuncia fielmente a Palavra de Deus, para que ela seja cada vez mais viva no coração dos homens”. Que esse ministério seja uma oportunidade de crescimento pessoal rumo ao ministério ordenado.
Renan C. S. Matheus
Seminarista Animador da Pastoral Vocacional