Amizade, uma forma de vida com sabor do Evangelho”

No sábado, dia 10 de agosto de 2024, aconteceu a Abertura Diocesana da Semana da Família, evento que reuniu representantes da Pastoral Familiar, Equipes de Nossa Senhora, movimentos para casais e agentes do ministério para a família do Movimento da Renovação Carismática Católica. Esse momento de unidade diocesana aconteceu na Matriz Paroquial de Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos, em Pindamonhangaba, os agentes pastorais da Forania Nossa Senhora do Bom Sucesso ficaram responsáveis pela acolhida. Estiveram presentes mais de 500 pessoas.

A celebração teve início com uma formação sobre a Semana da Família, conduzida pelo Cônego Paulo César Nunes de Oliveira, assessor diocesano do Setor Família, em sua explanação geral destacou o subsídio “Hora da Família”, incentivando os presentes a viverem a semana como um momento rico de crescimento familiar que valoriza as famílias como importantes protagonistas da evangelização.

A Santa Missa, às 19h, foi presidida pelo bispo Dom Wilson Angotti e contou com a presença do Cônego Joaquim Vicente dos Santos, pároco da Paroquia Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos e dos diáconos Gilberto Santos, João Bosco e José Roberto Macedo.

A cerimônia foi marcada por um clima de união e espiritualidade, reforçando os laços familiares e comunitários. Nesse evento é importante destacar também o envolvimento dos jovens, pois a Pastoral da Juventude, que está se estruturando na Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos, se dispôs, com o trabalho de vinte e dois jovens, a acolher e a ajudar na organização da abertura diocesana da Semana da Família.

Cônego Paulo afirmou que a dedicação dos participantes na abertura mostra que os fiéis, agentes de pastorais correspondem ao chamado do nosso bispo diocesano e do assessor diocesano do Setor Família para pôr em prática ações pelas famílias.

O assessor também orientou sobre a importância de continuar na Diocese o projeto “Família em Oração”, através do subsídio que auxilia na vivência da leitura orante da Bíblia (Lectio Divina).

“Gratos à Forania pela acolhida e preparação do evento, também merece destaque o carinho em oferecer aos presentes um lanche comunitário e momento de convivência final”, agradeceu e finalizou Cônego Paulo.

A Semana Nacional da Família ocorre em agosto, o Mês Vocacional. No Brasil, a Igreja inicia as celebrações dessa no final de semana em que se comemora o dia dos pais. Para cada ano é escolhido um tema a ser trabalhado pelas comunidades e pastorais.

Com o tema “Família e Amizade” e o lema “Amizade, uma forma de vida com sabor do Evangelho”, a Semana Nacional da Família de 2024 esteve em sintonia com a Campanha da Fraternidade.

Na Diocese de Taubaté, as 49 paróquias preparam encontros, celebrações, ações e reflexões em torno do tema, num período especial de valorização das famílias, fortalecimentos vínculos à luz da fé cristã. Cada paróquia teve sua programação envolvendo, além da Pastoral Familiar e os movimentos de casais, também a catequese e outras pastorais.

A Semana Nacional da Família completa, em 2024, 32 anos de evangelização das famílias em âmbito nacional. A história da Semana da Família começou com encontros em Santos (SP), na década de 1970, com as Equipes de Nossa Senhora. Em 1992, foi aprovada a celebração em âmbito nacional e foi assumida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).