1ª Catequese em preparação ao início do Ministério Pastoral de Dom Wilson Luis Angotti como 7º Bispo da Diocese de Taubaté

SOLENIDADE DA ASCENSÃO DO SENHOR – MISSAS NOS DIAS 16 E 17 DE MAIO DE 2015

Saudações amados irmãos e irmãs.

Todos estamos cientes da nomeação de Dom Wilson Luis Angotti Filho como 7º Bispo de nossa centenária Diocese de Taubaté. Com esta primeira catequese queremos intensificar nossa preparação para bem acolhê-lo, conhecendo um pouco mais e melhor a missão do Bispo no seio da Igreja Diocesana.

Para início de conversa podemos nos perguntar: Como surgiu a figura do Bispo? Quem a “inventou” e qual é a sua importância? E sinteticamente teremos como resposta: “Os Bispos foram instituídos pelo próprio Senhor Jesus quando no início da sua missão, depois de ter rezado ao Pai, constituiu 12 Apóstolos para que estivessem com Ele e para mandar-lhes pregar o Evangelho de Deus” .

Os 12 Apóstolos foram queridos por Jesus como um Colégio indiviso tendo Pedro por cabeça. Nós ouviremos logo mais, durante a proclamação do Evangelho, o Senhor Jesus, instantes antes de sua Ascensão ao céu, entregando aos 12 apóstolos a grande missão de fazer a Igreja acontecer em todos os cantos da terra: “Portanto, ide e fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, e ensinando-os a observar tudo o que vos ordenei! Eis que eu estarei convosco todos os dias, até ao fim do mundo” (Mt 28, 19s).

Portanto, a missão dos 12 Apóstolos era conservar e transmitir aos novos discípulos e discípulas tudo aquilo que receberam do Senhor Jesus de forma íntegra e fiel. Conservar o que fora recebido para que não se perdesse, e transmitir às novas gerações de cristãos todos os meios que Jesus deixou para continuar presente em sua Igreja: o anúncio da Palavra, os Sacramentos e a caridade fraterna. Os apóstolos tornaram-se então dispensadores da graça do Senhor Jesus, afim de que todos os que cressem Nele tivessem vida, e vida em abundância.

Todavia, a Igreja foi se expandindo no tempo e no espaço. Novos povoados e nações passaram a crer no Senhor e mesmo os Apóstolos que foram escolhidos e instituídos por Jesus não seriam eternos. Para dar prosseguimento à missão que eles receberam do Senhor, por meio da oração e do gesto ritual da imposição de mãos, foram sendo constituídos para cada nova Igreja que era fundada um novo “Apóstolo” que passou a receber o título de Bispo. Assim podemos concluir: “Os Bispos, por instituição divina sucederam o lugar dos Apóstolos como pastores da Igreja, e quem os escuta, escuta a Cristo; quem os despreza, despreza a Cristo e àquele que o enviou” .

Deste modo, numa corrente ininterrupta, cada Bispo torna-se testemunha da Ressurreição de Jesus na Diocese para qual ele é enviado, tornando-o também responsável por confirmar os seus irmãos na fé. Por meio da sucessão Apostólica é conferido ao Bispo a missão de dar aos fiéis, unidos a ele, “acesso a Deus Pai por meio do Filho, Verbo Encarnado, entrando na comunhão com a Santíssima Trindade” .

Nesta Eucaristia queremos render graças ao Senhor que nunca desamparou a sua Igreja, permitindo que, de geração em geração, novos Apóstolos fossem constituídos para servirem a unidade do Povo de Deus. Queremos render graças porque, assim como Dom Carmo, Dom Antonio e todos os demais Bispos que serviram nossa Igreja de Taubaté, em menos de um mês, Dom Wilson se tornará para nós princípio visível de unidade, “chamado a edificar incessantemente nossa Igreja de Taubaté na comunhão de todos os seus membros e, destes, com a Igreja presente em todo o mundo, vigiando a fim de que os diversos dons e ministérios contribuam para a comum edificação de todos e com a difusão do Evangelho” .

Comissão promotora de Eventos pró-transição Episcopal

Comente