DNJ 2024 reúne jovens em Taubaté

O Setor Diocesano da Juventude realizou, no último dia dezessete de novembro, o DIA NACIONAL DA JUVENTUDE (DNJ). O evento acontece todos os anos, em comunhão com aquilo que é proposto pela CNBB, e cada ano é sediado por uma paróquia diferente, tendo sido escolhida esse ano a Paróquia São José Operário, em Taubaté.

Na busca de se tornar uma expressão real de comunhão e proximidade das diversas juventudes presentes na diocese, o DNJ contou com representações de boa parte das paróquias que compõem nosso território diocesano e expressiva participação dos movimentos juvenis e pastorais relacionadas.

 A proposta para o DNJ é sempre tripla: ser um momento propício para os jovens rezarem, louvarem e refletirem. Guiados pela luz da Palavra e inspirados pela força do Espírito, os jovens puderam cantar, dançar, rezar, pensar e celebrar, numa profunda atmosfera de verdadeira unidade na diversidade.

O DNJ de 2024, entretanto, contou com algumas novidades, se comparado aos anos anteriores. A proposta principal partiu do desejo de uma interação mais concreta e de uma partilha de vida que fosse mais diversificada. Pensando nisso, adotou-se a proposta de viver um talk-show com a juventude, o que de modo geral foi muitíssimo bem aceito pelos que estavam presentes.

O evento contou, então, com a participação ativa de quatro convidados, que, em suas diferentes vocações, buscam amar e servir a Deus sendo, apesar de suas fraquezas, testemunhas de esperança. Foram eles: o Professor Filipe Santos, leigo casado, pai e missionário digital formado em teologia; o Irmão Valdemar, pertencente à Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus; a irmã Maria Auxiliadora, da Congregação das Irmãs Franciscanas da Terceira Ordem Seráfica; e, por fim, o Padre Junior, membro do clero de Taubaté e atual assessor do Setor Juventude. Também esteve presente Dom Wilson, nosso Bispo Diocesano, que numa mensagem bastante descontraída incentivou os jovens a abraçarem missões dentro de suas paróquias, sobretudo junto àqueles que mais sofrem.

Todo o evento se encerrou com a celebração da Santa Missa, celebrada pelo Padre Rafael Thiago, pároco da paróquia que recebeu o evento e responsável pela Pastoral Vocacional da Diocese.

Para o próximo ano, o Setor Juventude já se programa para os próximos passos, organizando e vivenciando juntos o Ano Jubilar.

×